Abrigo, prisão ou proteção? violência estatal contra crianças e adolescentes negros abrigados.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i2.23813

Resumo

Este estudo almeja problematizar a relação existente entre os conceitos de abrigo, proteção, prisão, crianças e adolescentes e o Estado, assim como pretende evidenciar os significados dessas ideias nos marcos do capitalismo. Partimos do pressuposto de que o Estado é classista, racista e seletivo ao exercer seu papel. Os altos índices de acolhimentos no Brasil evidenciam essa violência programada. Para analisar esses processos adotamos como metodologia a revisão bibliográfica e análise documental. Concluímos que o Estado é o maior violador dos direitos sociais, sobretudo, de crianças e adolescentes negros abrigados nas regiões periféricas do Rio de Janeiro, tendo apoio do racismo e das determinações de gênero e classe social. Além disso, que o acolhimento provoca impactos negativos na subjetividade dos abrigados, deixando marcas inapagáveis, sendo fundamental enfrentar essa problemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cristina dos Santos Saraiva, UERJ

Atualmente é doutoranda do PPGSS - UERJ. Possui Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). É Especialista em Políticas Sociais e Intersetorialidade pelo Instituto Fernandes Figueira- FIOCRUZ- UNIRIO (2018). Atuou como Assistente Social da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias entre 2015 a 2017. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: política social, assistencialização das politicas sociais, infância e juventude, risco e vulnerabilidade social, racismo.

Downloads

Publicado

31-08-2019

Como Citar

Saraiva, V. C. dos S. (2019). Abrigo, prisão ou proteção? violência estatal contra crianças e adolescentes negros abrigados. Argumentum, 11(2), 76–92. https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i2.23813