Violência de gênero: o caso da Universidade Federal Fluminense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v12i3.28387

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões acerca dos resultados obtidos através da pesquisa “Observatório de Violência de Gênero – Analisando a Universidade Federal Fluminense”, que teve por objetivo analisar a violência de gênero nos diferentes campi dessa universidade, além de captar o grau de conhecimentos dos diferentes sujeitos acerca desse fenômeno e da sua rede de enfrentamento. Através da utilização de métodos de pesquisa de revisão bibliográfica e análise de dados quali-quantitativos, examinou-se os dados coletados junto aos alunos, funcionários e professores da UFF. O artigo enfoca os resultados dessa pesquisa, que foi descontinuada, mas que sustenta a sua validade científica ao contribuir para o adensamento da discussão da violência de gênero e a construção de políticas públicas nesse âmbito, ainda que sem a pretensão de uma análise generalizante.

Palavras-chave: Violência de gênero. Violência contra mulheres. LGBTIfobia. Universidade. Interseccionalidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rita de Cássia Santos Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
    Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela UFRJ. PósDoutora pelo Centro de Estudos Sociais-UC. Professora Associada da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social e Vice-Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social/UFF. Estudos na área de políticas sociais, famílias, gênero, geração, violência e saúde.
  • Rafaella Musmanno, Universidade Federal Fluminense

    Assistente Social formada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2017). Mestrado Acadêmico em Política Social em andamento no Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Trabalhou na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos na Unidade de Acolhimento Florestan Fernandes (homens adultos e idosos), da Prefeitura do Município de Niterói (2017-2018). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social/UFF.

  • Monique Carvalho, Universidade Federal Fluminense

    Assistente Social formada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutoranda em Política Social no Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social/UFF.

Downloads

Publicado

24.12.2020

Como Citar

Violência de gênero: o caso da Universidade Federal Fluminense. (2020). Argumentum, 12(3), 102-116. https://doi.org/10.47456/argumentum.v12i3.28387