A segurança pública a partir de lentes interseccionais sobre raça, classe e gênero
DOI:
https://doi.org/10.47456/argumentum.v12i3.31051Resumo
A relação entre segurança pública e racismo está no cerne do texto de Andréa Pires Rocha, que se propõe a pensá-los como pilares sustentadores do Estado burguês, proporcionando diversas reflexões acerca do capitalismo e das práticas punitivas no Brasil.
Amparada em importantes referenciais teóricos da filosofia política, das ciências sociais, da literatura e da criminologia crítica, a autora transita entre categorias como singularidade, particularidade e universalidade, nas matrizes do materialismo histórico-dialético de Marx, para tecer uma severa crítica à sociabilidade burguesa e seus desdobramentos no campo da segurança pública, marcada pelo racismo estrutural. Dialoga, então, como os escritos de Michelle Alexandrer (2017), Magali da Silva Almeida (2014), Angela Davis (2018), Lélia González (1984), Silvio Almeida (2018), Abdias Nascimento (2016), Ana Flauzinha (2008), Juliana Borges (2018), Alessandro Baratta (1999), David Garland (2014), Loïc Wacquant (2001 e 2013), George Rusche e Otto Kirchheimer (2004), além de Erick Williams (2012), Frederick Engels (1984) e Lênin (2007), numa interessante interface teórica entre os estudos sobre raça e a criminologia crítica, que a leva à construção de sólidos argumentos em torno dos temas da segurança pública e do racismo.
O texto aponta elementos importantes para pensar o Estado capitalista como um Estado historicamente penal, sustentado pelo princípio burguês da segurança, que estabelece uma relação simbiótica com o racismo, opressão fortemente estruturada no capitalismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.