Os sujeitos subalternizados e as (necro)políticas de combate ao COVID-19 no Brasil

Autores

  • Dyego de Oliveira Arruda Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Caroline Oliveira Santos Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i3.34193

Resumo

Partindo do conceito de necropolítica, este artigo objetiva problematizar o modo como as políticas públicas de combate ao COVID-19 no Brasil, ao longo de 2020, influenciaram o contexto de morte dos sujeitos historicamente subalternizados no país. O foco específico das reflexões foram as medidas de estímulo ao distanciamento social, além do auxílio emergencial, consideradas políticas públicas essenciais para o enfrentamento ao COVID-19. Em suma, percebeu-se que tais políticas públicas foram implementadas no Brasil a partir de um arranjo que provocou confusão, assimetria de informações, além de aglomerações dos sujeitos historicamente invisibilizados. Portanto, concluiu-se que as políticas públicas de combate ao COVID-19 acabaram, na prática, por transmutar-se em necropolíticas que amplificaram os riscos de morte dos corpos subalternizados no Brasil, no contexto da pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dyego de Oliveira Arruda, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Economista. Doutor em Administração de Organizações pela USP. Professor de cursos de Graduação e do Mestrado em Relações Étnico-Raciais (PPRER) no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET, Valença, Brasil).

Caroline Oliveira Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Matemática. Mestra em Estatística pela Universidade Federal de Lavras. Professora do curso de graduação em Administração.  (CEFET/RJ, Valença, Brasil).

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

Arruda, D. de O., & Santos, C. O. (2022). Os sujeitos subalternizados e as (necro)políticas de combate ao COVID-19 no Brasil. Argumentum, 14(3), 151–164. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i3.34193