Violência obstétrica: expressão da questão social posta ao trabalho do assistente social

Autores

  • Ana Paula Dias Corrêa Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
  • Iraildes Caldas Torres Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i3.35383

Resumo

A violência obstétrica encontra no patriarcado os fundamentos para a sua ocorrência. Na sociedade capitalista, é mediada pelas desigualdades de gênero, classe e raça/etnia, manifestando-se como uma das expressões da questão social. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a violência obstétrica, seus determinantes e características, evidenciando a atuação do Serviço Social no trato deste tipo de violência. A metodologia da pesquisa seguiu as orientações das abordagens qualitativas no trato dos dados em análise, numa perspectiva histórico-crítica. Dentre os múltiplos aspectos constatados, é patente a incidência de violência obstétrica numa maternidade localizada em Manaus, no Amazonas, em índices elevados, fato que se apresenta ao trabalho do Assistente Social de forma mais incisiva no tempo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Dias Corrêa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Assistente Social. Mestranda em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. (UFAM, Manaus, Brasil).

Iraildes Caldas Torres, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Assistente Social. Doutora em Ciências Sociais/Antropologia. Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. (UFAM, Manaus, Brasil).

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

Corrêa, A. P. D., & Torres, I. C. (2021). Violência obstétrica: expressão da questão social posta ao trabalho do assistente social. Argumentum, 13(3), 90–102. https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i3.35383