O teletrabalho no contexto da pandemia da COVID-19

Autores

  • Angelica Luiza Silva Bezerra Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Milena Gomes de Medeiros Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i3.36941

Resumo

O artigo versa sobre o teletrabalho no contexto da pandemia da COVID-19. Adotou-se como procedimento metodológico a revisão bibliográfica, a qual se somou o recurso a dados estatísticos para evidenciar a problematização das contradições advindas da desestruturação do trabalho no Brasil. A pandemia da COVID-19 tem evidenciado um processo prolongado de contrarreformas que desnudou o drama da classe trabalhadora destituída de proteção. Assim, a precariedade que se estende e universaliza, visivelmente percebida no trabalho alienado, sob a perspectiva do teletrabalho na era das tecnologias digitais não se deve apenas à pandemia, mas ao movimento dos processos de reestruturação do mundo do trabalho desde a década de 1970, com a ativação da crise estrutural do capital. Desse modo, o contexto pandêmico apenas antecipa a ampliação do trabalho alienado sob a gestão das tecnologias digitais, que já era uma tendência antes dele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelica Luiza Silva Bezerra, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Docente do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas. (UFAL, Maceió, Brasil).

Milena Gomes de Medeiros, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Docente do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas. (UFAL, Maceió, Brasil).

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

Bezerra, A. L. . S., & Medeiros, M. G. de. (2022). O teletrabalho no contexto da pandemia da COVID-19. Argumentum, 14(3), 67–80. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i3.36941