Feminismo e desigualdade: uma análise materialista das relações de opressão-exploração das mulheres

Autores

  • Mirla Cisne Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Verônica Ferreira SOS Corpo – Instituto Feminista para Democracia

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i3.37191

Resumo

Este artigo busca analisar a desigualdade social entre os sexos e algumas de suas expressões no mundo do trabalho. Tais questões são discutidas com base no método materialista histórico dialético, orientado pela teoria marxista e pelo feminismo materialista francófono. O debate busca realizar uma análise crítica das expressões do idealismo no campo dos estudos sobre mulheres. Analisamos correntes teóricas que abordam as “desigualdades de gênero” e argumentamos em defesa de uma concepção materialista das relações sociais de sexo. Concluímos que a desigualdade entre os sexos tem base material na história, mediada pelo imbricamento dialético das relações sociais de sexo, raça e classe. As desigualdades no mundo do trabalho evidenciam a necessidade de uma análise que considere esta imbricação para apreender as formas contemporâneas de exploração-dominação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirla Cisne, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Profª Dra. da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN, Natal, Brasil).

Verônica Ferreira, SOS Corpo – Instituto Feminista para Democracia

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Pesquisadora no SOS Corpo – Instituto Feminista para Democracia. (SOSCIF, Recife, Brasil).

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

Cisne, M., & Ferreira, V. . (2021). Feminismo e desigualdade: uma análise materialista das relações de opressão-exploração das mulheres. Argumentum, 13(3), 7–20. https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i3.37191