O necessário retorno à noção de totalidade através de uma ontologia integrativa: notas para um debate

Autores

  • Arelys Esquenazi Borrego Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Emilly Marques Tenorio Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i3.37210

Resumo

A partir do artigo “Feminismo e desigualdade: uma análise materialista das relações de opressão-exploração das mulheres”, de autoria das pesquisadoras e feministas Mirla Cisne e Verônica Ferreira, nos propomos ao profícuo diálogo. Em um primeiro momento, apresentamos as/os leitoras/es uma breve síntese das principais reflexões e contribuições do texto analisado. Posteriormente, destacamos alguns elementos que, a partir do decorrer dos nossos estudos tanto das relações sociais de sexo quanto da teoria da reprodução social, consideramos pertinentes apontar para desse modo avançarmos nos diálogos dentro do mesmo campo que pertencemos. Nossa intenção é contribuir ao debate a partir de uma ideia principal: a necessidade de analisar as particularidades e a fusão das relações de opressão e exploração dentro da totalidade social capitalista, tendo como base uma ontologia integrativa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arelys Esquenazi Borrego, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Pós-doutoranda do Programa em Política Social (PPGPS) da UFES. Bolsista FAPES.

Emilly Marques Tenorio, Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES)

Mestre em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Assistente Social do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

Downloads

Publicado

29-12-2021

Como Citar

Esquenazi Borrego, A. ., & Tenorio, E. M. (2021). O necessário retorno à noção de totalidade através de uma ontologia integrativa: notas para um debate. Argumentum, 13(3), 30–40. https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i3.37210