A centralidade do trabalho na chamada era informacional

Autores

  • Rogério Castro Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i3.37248

Resumo

O texto que se segue buscará abordar como, a partir das transformações na esfera produtiva (pós-1950), as primeiras teses sobre o fim da centralidade do trabalho começaram a ganhar corpo. Para isso, irá se estruturar a partir de dois momentos: primeiro, buscará explicitar o significado da tese da centralidade do trabalho, aqui entendida também como modelo da práxis social (ou protoforma da vida social) – algo muito mais amplo do que a diminuição do trabalho vivo na indústria. Em seguida, iremos abordar, de modo panorâmico, algumas das principais (e primeiras) teses que passaram a advogar a perda da importância decisiva do trabalho (e dos seus agentes) na reprodução da sociedade, as suas consequências, assim como iremos situar o sentido dessa afirmativa no início do século XXI à luz do que vem sendo chamado de precarização estrutural do trabalho na chamada era informacional-digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Castro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Assistente Social. Doutor em Serviço Social. Professor vinculado ao Mestrado Acadêmico em Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (MASS-UECE) pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado-PNPD-CAPES. (MASS-UECE, Fortaleza, Brasil).

Publicado

29-12-2022

Como Citar

Castro, R. (2022). A centralidade do trabalho na chamada era informacional. Argumentum, 14(3), 47–66. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i3.37248