O Serviço Social na Alemanha e seus Fundamentos

Autores

  • Katja Klebsattel Duarte Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Cilene ebastiana da Conceição SBraga Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.37545

Resumo

O presente artigo trata de aproximar-se dos momentos centrais do processo de desenvolvimento histórico do Serviço Social alemão. Visa apresentar as instituições que organizam a profissão no país, assim como aproximar-se às tendências teórico-metodológicas do Serviço Social alemão. Tratar-se-á, especialmente, da gênese do Serviço Social alemão, da profissão no período do nacional-socialismo, das suas tendências teóricas críticas na década de 1960 e da sua composição teórico-metodológica na atualidade. A coleta de dados ocorreu por meio do estado da arte com o levantamento de bibliografias alemãs sobre a temática. Destaca-se que o Serviço Social alemão na contemporaneidade é caracterizado pela influência de diversas tendências teóricas e não apresenta um projeto profissional hegemônico.

Biografia do Autor

  • Katja Klebsattel Duarte, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Assistente Social. Doutora em Política Social. Professora adjunta do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará. Universidade Federal do Pará; Instituto de Ciências Sociais Aplicadas; Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. (UFPA, Bélem, Brasil).  

  • Cilene ebastiana da Conceição SBraga, Universidade Federal do Pará (UFPA)

    Assistente Social. Mestre em Serviço Social. Bolisista do Deutscher Akademischer Austauschdienst. Universidade Federal do Pará; Instituto de Ciências Sociais Aplicadas; Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (UFPA, Bélem, Brasil).  

Downloads

Publicado

30-04-2022

Como Citar

O Serviço Social na Alemanha e seus Fundamentos . (2022). Argumentum, 14(1), 150-163. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.37545