O Serviço Social na Alemanha e seus Fundamentos

Autores

  • Katja Klebsattel Duarte Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Cilene ebastiana da Conceição SBraga Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.37545

Resumo

O presente artigo trata de aproximar-se dos momentos centrais do processo de desenvolvimento histórico do Serviço Social alemão. Visa apresentar as instituições que organizam a profissão no país, assim como aproximar-se às tendências teórico-metodológicas do Serviço Social alemão. Tratar-se-á, especialmente, da gênese do Serviço Social alemão, da profissão no período do nacional-socialismo, das suas tendências teóricas críticas na década de 1960 e da sua composição teórico-metodológica na atualidade. A coleta de dados ocorreu por meio do estado da arte com o levantamento de bibliografias alemãs sobre a temática. Destaca-se que o Serviço Social alemão na contemporaneidade é caracterizado pela influência de diversas tendências teóricas e não apresenta um projeto profissional hegemônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katja Klebsattel Duarte, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Assistente Social. Doutora em Política Social. Professora adjunta do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará. Universidade Federal do Pará; Instituto de Ciências Sociais Aplicadas; Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. (UFPA, Bélem, Brasil).  

Cilene ebastiana da Conceição SBraga, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Assistente Social. Mestre em Serviço Social. Bolisista do Deutscher Akademischer Austauschdienst. Universidade Federal do Pará; Instituto de Ciências Sociais Aplicadas; Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (UFPA, Bélem, Brasil).  

Downloads

Publicado

30-04-2022

Como Citar

Duarte, K. K. ., & SBraga, C. ebastiana da C. . (2022). O Serviço Social na Alemanha e seus Fundamentos . Argumentum, 14(1), 150–163. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.37545