Mulheres das águas: percepção de trabalhadoras extrativistas sobre polo automotivo em Goiana/Pernambuco

Autores

  • Isabelle Maria Mendes de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i3.37687

Resumo

A chegada de empreendimentos industriais multinacionais potencialmente desencadeia dinâmicas de vulnerabilização, como a instalação do polo automotivo da Fiat Chrysler Automobiles/FCA no entorno da reserva extrativista/Resex Goiana/Pernambuco. A Resex envolve quatro comunidades, compostas expressivamente por mulheres das águas, pescadoras e marisqueiras. O objetivo deste estudo é compreender o processo de vulnerabilização no contexto local, a partir da percepção de trabalhadoras extrativistas tradicionais, desencadeado pela chegada da multinacional FCA. Para tal, foi realizada pesquisa de campo mediada por entrevistas, com observação das categorias de análise da reprodução social, segundo Samaja. Apreendemos que o tripé: Capital, Estado e Trabalho; é fundante para as vulnerabilizações ao bem viver, afetando, pois, a saúde, a natureza, a cultura e as relações socioeconômicas locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelle Maria Mendes de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Sanitarista. Doutora em Saúde Coletiva. Docente da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (UFRN, Natal, Brasil).

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

Araújo, I. M. M. de. (2022). Mulheres das águas: percepção de trabalhadoras extrativistas sobre polo automotivo em Goiana/Pernambuco. Argumentum, 14(3), 106–118. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i3.37687