“Questão social”, fome e (in)segurança alimentar e nutricional no Brasil neoliberal

Autores

  • Robson Roberto Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i1.38352

Resumo

Este artigo busca apreender a fome como uma das manifestações da insegurança alimentar e nutricional, considerando essas manifestações como expressões da “questão social” e as formas de enfrentamento por parte do Estado brasileiro. Particularmente, procura analisar a fome e a (in)segurança alimentar e nutricional, a partir da dinâmica do neoliberalismo no país, sobretudo no contexto dos governos nacionais de extrema direita e da COVID-19. Para tanto, adota a pesquisa bibliográfica e documental, que se orientou pela teoria social crítica apoiada na tradição marxista. Assim, apresenta as causas dessas manifestações da “questão social”, suas principais expressões e as formas de intervenção social do Estado, considerando as particularidades dos governos nacionais que assumiram diferentes vertentes neoliberais, mas que preservaram os princípios fundamentais do neoliberalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Roberto Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Assistente Social. Doutor em Serviço Social. Professor Adjunto da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. (UFF, Niterói, Brasil).

Downloads

Publicado

24-04-2023

Como Citar

Silva, R. R. (2023). “Questão social”, fome e (in)segurança alimentar e nutricional no Brasil neoliberal . Argumentum, 15(1), 286–306. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i1.38352