Gênero e sexualidade na guerra cultural: o conservadorismo no WhatsApp

Autores

  • Aknaton Toczek Souza Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
  • Pablo Ornelas Rosa Universidade Vila Velha (UVV)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i1.38558

Resumo

Propõe uma análise acerca dos discursos sobre gênero e sexualidade produzidos no processo de hipermilitarização brasileira. Decorre de uma investigação conduzida pelo método etnográfico que envolveu grupos de WhatsApp auto identificados como conservadores e cristãos, que apoiam diretamente o presidente Jair Bolsonaro. Analisa o papel dos estudos de gênero e sexualidade no processo de militarização e em seu recrudescimento decorrente da razão neoliberal. Na sequência, apresenta uma investigação sobre as eleições de 2018 e o governo de Jair Bolsonaro, verificando como que a propagação da noção de guerra cultural passou a ser utilizada com o intuito de conferir certa legitimidade em suas ações cada vez mais veementes em relação aos seus adversários políticos. Averigua por fim, mediante os dados etnográficos e documentais, como os estudos de gênero e sexualidade passaram a ser mobilizados nessa guerra, servindo de justificativa moral para fins políticos e econômicos.

Palavras-chave: Plataformas digitais. Gênero. Sexualidade. Guerra. Representações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aknaton Toczek Souza, Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

Advogado. Doutor em Sociologia e doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas. (UCPel, Pelotas, Brasil).

Pablo Ornelas Rosa, Universidade Vila Velha (UVV)

Sociólogo. Doutor em Ciências Sociais. Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política e em Segurança Pública da Universidade Vila Velha. (UVV, Vila Velha, Brasil).

Professor e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação da Universidade do Vale Cricaré. (UNIVC, São Mateus, Brasil).

Downloads

Publicado

24-04-2023

Como Citar

SOUZA, A. T., & Rosa, P. O. (2023). Gênero e sexualidade na guerra cultural: o conservadorismo no WhatsApp. Argumentum, 15(1), 125–139. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i1.38558