Corpo, ciência e política na perspectiva de gênero, sexualidade, raça e classe

Autores

  • Ana Lole Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Rio de Janeiro)
  • Carla Cristina Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i1.38985

Resumo

Explora o discurso aparente em torno do corpo que visa a restringi-lo aos referenciais da tecnociência moderna. Nesse sentido, tem por objetivo desvelar as relações de poder que atravessam os conhecimentos sobre o corpo, evidenciando sua centralidade para o entendimento social, político e subjetivo do mundo. Com esse objetivo, realizamos um estudo de caráter bibliográfico com aproximações a algumas políticas sociais no campo dos direitos sexuais e reprodutivos. Afirma que o corpo tem sido central para as estratégias de poder e moralização de alguns segmentos lidos sob as marcas de gênero, sexualidades, raça e classe. Por meio do corpo, expressam-se diferenças e desigualdades da vida em sociedade. Apesar de na sociedade moderna capitalista se verificar as marcas do controle social, buscamos observar o corpo também na sua potencialidade de resenhar o mundo e de produzir resistências e inventividade.

Palavras-chave: Corpo. Gênero, Raça e Classe. Desigualdades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lole, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Rio de Janeiro)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio, Rio de Janeiro, Brasil).

Carla Cristina Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Assistente Social. Doutora em Ciências Sociais. Professora Associada Aposentada da Faculdade de Serviço Social e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (UERJ, Rio de Janeiro, Brasil).

Downloads

Publicado

24-04-2023

Como Citar

Lole, A., & Almeida, C. C. (2023). Corpo, ciência e política na perspectiva de gênero, sexualidade, raça e classe. Argumentum, 15(1), 112–124. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i1.38985