O aborto nas eleições: Brasil na contracorrente do Uruguai e da Argentina

Autores

  • Maurílio Castro de Matos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Franciele da Silva Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Tatianny de Souza de Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i1.39008

Resumo

Objetiva traçar um paralelo entre as realidades da Argentina e do Uruguai com a do Brasil acerca da descriminalização e da legalização do aborto enquanto direito das mulheres e pessoas que gestam, com destaque para discussão sobre o tema nos contextos de campanhas eleitorais. Nos primeiros, a legalização se deu a partir de um compromisso de determinadas candidaturas presidenciais em sancionarem a lei, após aprovação do Congresso Nacional. No Brasil, inexiste essa realidade, frente ao tenso e polarizado debate sobre a temática no Congresso Nacional, além de forte presença de onda conservadora em diversos setores do país.  Para tanto, debruça-se em pesquisas bibliográficas e dados das mídias, com abordagem qualitativa. Tais realidades distintas expressam um desencontro do Brasil com a Argentina e o Uruguai, pois mesmo sendo países com realidades parecidas, o Brasil se apresenta distante na efetivação da legalização do aborto.

Palavras-chave: Legalização do aborto. Campanhas eleitorais. Direitos das mulheres. Cone Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurílio Castro de Matos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Assistente Social. Doutor em Serviço Social. Professor Associado da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (UERJ, Rio de Janeiro, Brasil).Pesquisador do Grupo de Pesquisa Gestão Democrática na Saúde e Serviço Social/ Pela Saúde. Bolsista de produtividade do CNPq e Procientista da UERJ.

Franciele da Silva Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Assistente Social. Mestra em Serviço Social. Doutoranda em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora substituta de Serviço Social na Universidade Federal de Campina Grande. (UFCG, Campina Grande, Brasil).

Tatianny de Souza de Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Assistente Social. Mestranda em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (UERJ, Rio de Janeiro, Brasil).

Downloads

Publicado

24-04-2023

Como Citar

Matos, M. C. de, Santos, F. da S., & Araújo, T. de S. de. (2023). O aborto nas eleições: Brasil na contracorrente do Uruguai e da Argentina. Argumentum, 15(1), 68–81. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i1.39008