Perspectivas sociológicas sobre as desigualdades brasileiras: dos preconceitos aos pressupostos
DOI:
https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i1.4109Resumo
As desigualdades brasileiras podem ser mais visíveis quando se considera o aspecto econômico, da distribuição desigual de renda. No entanto, as desigualdades tornam-se quase invisíveis ao analisar os pressupostos que sustentam as diferenças entre as classes sociais no Brasil. Assim, os dados econômicos seriam insuficientes para explicar as razões pelas quais as pessoas de baixa renda são tratadas como se não pertencessem à noção universal de cidadania, segundo a qual todos possuem direitos e deveres iguais. Os objetivos desse artigo consistem em discutir a formação do mito sobre a identidade brasileira, que obscurece a compreensão das desigualdades sociais, e debater os fundamentos sociais que constroem as divisões estabelecidas na sociedade, especialmente quanto à constituição de uma ralé estrutural e o atual surgimento dos batalhadores (suposta “nova classe média”) devido à grande mobilidade e ascensão econômica e social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.