O perfil do adolescente trabalhador no âmbito da aprendizagem profissional

Autores

  • Antonia Ozana Silva Luna de Castro Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Juliane Feix Peruzzo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i1.41176

Resumo

Discute-se no artigo a cultura de trabalho subjacente ao Programa de Aprendizagem, uma das principais estratégias para o enfrentamento do trabalho infantil. Realizamos esse debate a partir de pesquisas bibliográficas e análise documental, especialmente das Diretrizes Curriculares da Educação Profissional e Tecnológica e da Aprendizagem. Apresentamos as tendências da conformação do mercado de trabalho e a configuração das atividades laborativas para o adolescente trabalhador, através da análise do direcionamento da Aprendizagem difundido pelo SNA e pela CNI e, através de dados extraídos das bases IBGE, CAGED e RAIS, apresentamos as principais ocupações que admitiram aprendizes de 2019 a 2022. Como resultado, entendemos que vem se (con)formando um perfil de trabalhador com cariz empreendedor num mundo do trabalho tecido pela informalidade, desemprego e trabalhos precários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Ozana Silva Luna de Castro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Assistente Social. Mestra em Serviço Social. Pesquisadora do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões no Campo da Política da Criança e do Adolescente (GECRIA) da Universidade Federal de Pernambuco. (UFPE, Recife, Brasil).

Juliane Feix Peruzzo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Docente da Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco. (UFPE, Recife, Brasil).

Publicado

30-04-2024

Como Citar

Castro, A. O. S. L. de, & Peruzzo, J. F. (2024). O perfil do adolescente trabalhador no âmbito da aprendizagem profissional. Argumentum, 16(1), 202–217. https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i1.41176