Dependência e heteronomia educacional brasileira: mercantilização da educação superior como importante expressão

Autores

  • Janaina Lopes do Nascimento Duarte Universidade de Brasília (UnB)
  • Rocio Tamara Muñoz Aguirre Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i1.41829

Resumo

O texto objetiva discorrer sobre educação superior e sua expansão mercantilizada contemporânea, como uma das importantes expressões do capitalismo dependente brasileiro. É construído utilizando o método histórico dialético, a partir de revisão bibliográfica sobre desenvolvimento capitalista dependente, heteronomia e Educação na atualidade, além de considerar o Censo da Educação Superior 2020. Apresenta os fundamentos do capitalismo dependente para identificar os traços da dependência educacional no Brasil, revelando que estrutura e dinamismos próprios conduzem o país à heteronomia sociocultural e como, numa das suas expressões atuais, avança o processo de mercantilização da educação superior, em especial via educação a distância (EAD). Conclui-se que, na atualidade, a dependência renova dilemas para a educação superior, exigindo luta permanente.

Biografia do Autor

  • Janaina Lopes do Nascimento Duarte, Universidade de Brasília (UnB)

    Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Adjunto do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília. (UnB, Brasília (DF), Brasil).

  • Rocio Tamara Muñoz Aguirre, Universidade de Brasília (UnB)

    Assistente Social. Mestre em Serviço Social (UFPA). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Política Social na Universidade de Brasília (UnB, Brasília (DF), Brasil).

Publicado

01-05-2024

Como Citar

Dependência e heteronomia educacional brasileira: mercantilização da educação superior como importante expressão. (2024). Argumentum, 16(1), 114-126. https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i1.41829