Dependência e heteronomia educacional brasileira: mercantilização da educação superior como importante expressão

Autores

  • Janaina Lopes do Nascimento Duarte Universidade de Brasília (UnB)
  • Rocio Tamara Muñoz Aguirre Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i1.41829

Resumo

O texto objetiva discorrer sobre educação superior e sua expansão mercantilizada contemporânea, como uma das importantes expressões do capitalismo dependente brasileiro. É construído utilizando o método histórico dialético, a partir de revisão bibliográfica sobre desenvolvimento capitalista dependente, heteronomia e Educação na atualidade, além de considerar o Censo da Educação Superior 2020. Apresenta os fundamentos do capitalismo dependente para identificar os traços da dependência educacional no Brasil, revelando que estrutura e dinamismos próprios conduzem o país à heteronomia sociocultural e como, numa das suas expressões atuais, avança o processo de mercantilização da educação superior, em especial via educação a distância (EAD). Conclui-se que, na atualidade, a dependência renova dilemas para a educação superior, exigindo luta permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Lopes do Nascimento Duarte, Universidade de Brasília (UnB)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Adjunto do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília. (UnB, Brasília (DF), Brasil).

Rocio Tamara Muñoz Aguirre, Universidade de Brasília (UnB)

Assistente Social. Mestre em Serviço Social (UFPA). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Política Social na Universidade de Brasília (UnB, Brasília (DF), Brasil).

Publicado

01-05-2024

Como Citar

Duarte, J. L. do N., & Aguirre, R. T. M. (2024). Dependência e heteronomia educacional brasileira: mercantilização da educação superior como importante expressão. Argumentum, 16(1), 114–126. https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i1.41829