Acolhimento institucional: experiências sociais de educadores e adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i2.42526Resumo
Este artigo analisa vivências de adolescentes e educadores em uma instituição de acolhimento, tendo como referência a noção de experiência social de François Dubet. A pesquisa foi desenvolvida com aplicação de entrevistas semiestruturadas a adolescentes e educadores, pesquisa documental, além de questionário respondido pela psicóloga da unidade de acolhimento. Os resultados mostram sujeitos dando sentido às experiências vividas e à capacidade de dominar suas próprias vidas, sujeitos da experiência que se constituem por meio das referências culturais, na e pela atividade sobre si mesmo. A institucionalização dos adolescentes, a despeito da sua tarefa de proteção dos direitos das crianças e adolescentes contribui para reproduzir e/ou potencializar as desigualdades sociais vivenciadas e faz com que os adolescentes desapareçam (em parte) e sejam atravessados por múltiplos processos de exclusão social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Argumentum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.