Acolhimento institucional: experiências sociais de educadores e adolescentes

Autores

  • Alcione Januaria Teixeira da Silveira Centro Universitário Vértice (CUV) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Marlice de Oliveira Nogueira Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i2.42526

Resumo

Este artigo analisa vivências de adolescentes e educadores em uma instituição de acolhimento, tendo como referência a noção de experiência social de François Dubet. A pesquisa foi desenvolvida com aplicação de entrevistas semiestruturadas a adolescentes e educadores, pesquisa documental, além de questionário respondido pela psicóloga da unidade de acolhimento. Os resultados mostram sujeitos dando sentido às experiências vividas e à capacidade de dominar suas próprias vidas, sujeitos da experiência que se constituem por meio das referências culturais, na e pela atividade sobre si mesmo. A institucionalização dos adolescentes, a despeito da sua tarefa de proteção dos direitos das crianças e adolescentes contribui para reproduzir e/ou potencializar as desigualdades sociais vivenciadas e faz com que os adolescentes desapareçam (em parte) e sejam atravessados por múltiplos processos de exclusão social.

Biografia do Autor

  • Alcione Januaria Teixeira da Silveira, Centro Universitário Vértice (CUV) e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

    Centro Universitário Vértice, Curso de Psicologia, Matipó, MG, Brasil.

    Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Ouro Preto, MG, Brasil.

  • Marlice de Oliveira Nogueira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

    Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação, Ouro Preto, Brasil.

Publicado

29-08-2024

Como Citar

Acolhimento institucional: experiências sociais de educadores e adolescentes . (2024). Argumentum, 16(2), 273-284. https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i2.42526