Direitos da criança e do adolescente na interface do racismo

Autores

  • Vanessa Cristina dos Santos Saraiva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Cyntia Gomes Damasceno Basílio Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Caroline Pires Neves Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v17.2025.42638

Palavras-chave:

Crianças negras, Racismo Estrutural e Institucional, Resistência, Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, Extensão Universitária

Resumo

O artigo aborda os temas racismo, direitos e o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes. Tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de resistência diante de um sistema protetivo, desenvolvido em uma sociabilidade racista. Adotamos como metodologia a revisão bibliográfica e a observação participante da implementação de um curso de extensão universitária, de matriz antirracista, voltado para profissionais que atuam com crianças e adolescentes. Concluímos que o racismo é latente na infância, sendo pouco debatido. O letramento racial e o ensino configura-se a melhor estratégia de rompimento com o racismo na infância.

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Biografia do Autor

Vanessa Cristina dos Santos Saraiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Fundamentos,

Escola de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Cyntia Gomes Damasceno Basílio, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Serviço Social,

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Caroline Pires Neves, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-graduação em Serviço Social e

Desenvolvimento Regional, Niterói, RJ, Brasil

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Publicado

20-05-2025

Como Citar

Saraiva, V. C. dos S., Basílio, C. G. D., & Neves, C. P. (2025). Direitos da criança e do adolescente na interface do racismo . Argumentum, 17, 1–13. https://doi.org/10.47456/argumentum.v17.2025.42638

Edição

Seção

Artigo Original