Confluências quilombolas: o caso da comunidade de Croatá (MG)
DOI:
https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i2.43719Resumo
O presente artigo é fruto de interlocuções junto à comunidade quilombola, pesqueira e vazanteira de Croatá (MG), localizada no município de Januária, região norte mineira. A comunidade vem passando por um processo de reterritorialização desde 2013, tendo o Rio São Francisco como protagonista. Por meio de uma pesquisa colaborativa, apresentamos aspectos oriundos de nossa observação participante e entrevistas realizadas no segundo semestre de 2023, permeados pelo marco da relação entre saúde e território. Apresentamos as percepções dos sujeitos pesquisados sobre o território, tendo por eixo norteador o conceito de ‘confluência’, cunhado pelo pensador quilombola Nego Bispo. Sob essa base, analisamos as relações de lutas e afetos construídas pela comunidade na defesa de seu território e as imbricações desse processo com a saúde dos sujeitos quilombolas. Como resultado, temos por premissa que a saúde quilombola deve considerar suas especificidades e as referências de seus sujeitos, tendo nos modos de saber e fazer aspectos relevantes. Portanto, pensar em saúde somente é possível se associado ao território. Nesse processo em que a memória e a oralidade ganham destaque, os sujeitos quilombolas devem ser ouvidos e considerados na proposição de uma modalidade de saúde que os contemple.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Argumentum

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.