Educação antirracista e ações afirmativas contra o crime perfeito

Autores

  • Arilson dos Santos Gomes Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Matilde Ribeiro Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Tiago Morais de Freitas Prefeitura de Fortaleza. Secretaria de Educação.

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i2.44907

Resumo

Em entrevista à Fundação Perseu Abramo, em dezembro de 2010, no auge das discussões sobre quem era a favor ou contra a política de cotas raciais no Brasil, o renomado antropólogo Kabengele Munanga disse: “Nosso racismo é um crime perfeito, porque a própria vítima é que é responsável pelo seu racismo”. Portanto, como consolidar direitos e combater o racismo sem racistas? É nessa linha que as palavras de Munanga dialogam com as ferramentas que possibilitam o enfrentamento dessa assertiva. Diante disso, este texto, por meio do uso de bibliografia pertinente e embasado em análises de um arcabouço legislativo, procura evidenciar: quais seriam as ferramentas para tensionar o racismo brasileiro? O estudo conclui que as armas contra o crime perfeito são as letras do direito conquistado por meio das Ações Afirmativas na modalidade de cotas e da aplicação efetiva de uma educação antirracista reivindicadas pelos movimentos sociais.

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Biografia do Autor

Arilson dos Santos Gomes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Universidade Federal do Ceará (UFC)

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Acarape, CE, Brasil.

Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em História, Fortaleza, CE, Brasil.

Matilde Ribeiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Acarape, CE, Brasil.

Tiago Morais de Freitas, Prefeitura de Fortaleza. Secretaria de Educação.

Prefeitura de Fortaleza, Secretaria de Educação, Fortaleza, CE, Brasil.

Publicado

29-08-2024

Como Citar

Gomes, A. dos S., Ribeiro, M., & Freitas, T. M. de F. (2024). Educação antirracista e ações afirmativas contra o crime perfeito. Argumentum, 16(2), 169–185. https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i2.44907