Necessidades do capital versus necessidades humanas no capitalismo contemporâneo: uma competição desigual
DOI:
https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i1.5057Resumo
Este ensaio inscreve-se no circuito das análises que destacam a postura contraditória da política social perante dois conjuntos antagônicos de necessidades: as humanas e as do capital. No atual cenário de expansão galopante das necessidades de lucro do capital, em que fortes contenciosos se confrontam em torno de bens, serviços e direitos de natureza pública, os autores refletem sobre as implicações desse processo para a satisfação das necessidades humanas, argumentando que: sob a supremacia do mercado, preferências individuais se sobrepõem às noções de necessidades coletivas, trocando-se direitos sociais pela meritocracia. Por fim, esclarecem que não têm intenção de apontar saídas, mas somente alertar para uma situação que anuncia tragédias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.