A indecisão da política nas novas emergências

Autores

  • Maria de Sousa Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Nelson Corrêa Viana UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i2.5863

Resumo

RESUMO: Este artigo trata da Política como instrumento de manutenção das emergências nas Políticas Públicas no Brasil que nestes tempos de mudanças exigem novas formas de pensar e fazer o estado em suas aparições burocráticas para atendimento à urgência dos apelos populares, sem que o aparelho estatal consiga dar resposta na mesma velocidade. A reativação da capacidade política para enfrentamento dos problemas sociais, de forma direta, expõe alto preço a ser cobrado dos políticos nesse modo de acumulação capitalista. Para isso, partimos do que vemos, do imediato, das ocorrências simples, tentando desvelar a riqueza escondida sob o manto da pobreza do cotidiano mantida na periferia sigilosa da cidadania, cujo resultado se traduz em desafio para entender as aparências da sociabilidade pelas vias das políticas públicas como instrumentos de distribuição da riqueza social acumulada, e desse modo, realizar o desfazimento dos nós da desigualdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Sousa Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006), Mestrado em Saúde e Ambiente na área de Farmacologia, sub-área Farmacovigilância pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (1998), graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (1991). Atualmente é docente adjunta, está Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Mato Grosso e membro do Conselho de Comunidade da Execução Penal da Comarca de Cuiabá-MT. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase no espaço sociocupacional do campo jurídico e atua principalmente nos seguintes temas: sociojurídico, judicialização, controle social, alcoól e outras drogas, utilização de medicamento, socioambiental,sistema penitenciário de Mato Grosso, sistema de segurança pública, Direitos Humanos, Etnia e Avaliação Institucional.


Nelson Corrêa Viana, UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrando na Universidade Federal de Mato Grosso, no Programa de Pós Graduação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Área Política Social, Estado, Sociedade e Direitos Sociais.

Downloads

Publicado

27-02-2014

Como Citar

Rodrigues, M. de S., & Viana, N. C. (2014). A indecisão da política nas novas emergências. Argumentum, 5(2), 101–122. https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i2.5863