Idosos brasileiros: o contexto dos direitos sociais e das políticas sociais
DOI:
https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i1.7477Resumo
Este artigo trata sobre a situação social do idoso no Brasil, onde tecemos breves considerações, no campo das políticas e dos direitos sociais em um país que gradativamente envelhece como é o caso do Brasil. Considerando-se que, a expectativa média de vida do brasileiro aumentou para 74 anos e 29 dias (74,08 anos) no ano de 2012, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa um acréscimo de três meses e 22 dias em relação a 2010 (73,76 anos) e de 3,65 anos (3 anos, 7 meses e 24 dias) sobre o indicador de 2000. Se antes, a velhice era predominantemente feminina, agora essa característica também se altera, pois, esse ganho na expectativa de vida dos brasileiros, na última década foi maior para os homens: 3,8 anos, contra 3,4 anos para mulheres, correspondendo um acréscimo de 5 meses e 23 dias a mais para os homens do que para a população feminina. Dessa forma, as novas concepções e características próprias das fases da aposentadoria e da velhice são cada vez mais atingíveis para homens e mulheres. Há de se considerar, as implicações que esta nova realidade indica, sobretudo, na urgente formulação de políticas sociais e programas adequados, voltados a este segmento específico da população, os quais não evoluem com a mesma velocidade que a população que envelhece. É preciso, portanto, considerar a população de idosos em expansão no Brasil e viabilizar o acesso às políticas sociais como direitos dos cidadãos, conquistados e acessados, ao longo de todo o processo de envelhecimento, para que, ao chegar à velhice, ela não seja desamparada e segregada da sociedade.
PALAVRAS CHAVES: Idosos. Políticas Sociais. Direitos Sociais. Proteção Social.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.