Idosos brasileiros: o contexto dos direitos sociais e das políticas sociais

Autores

  • Rosilaine Brasil Kunzler Pesquisadora Colaboradora no Núcleo de Pesquisas em Demandas e Políticas Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (NEDEPS/PUCRS).
  • Leonia Capaverde Bulla Professora na Faculdade de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Demandas e Políticas Sociais NEDEPS/PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i1.7477

Resumo

Este artigo trata sobre a situação social do idoso no Brasil, onde tecemos breves considerações, no campo das políticas e dos direitos sociais em um país que gradativamente envelhece como é o caso do Brasil. Considerando-se que, a expectativa média de vida do brasileiro aumentou para 74 anos e 29 dias (74,08 anos) no ano de 2012, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa um acréscimo de três meses e 22 dias em relação a 2010 (73,76 anos) e de 3,65 anos (3 anos, 7 meses e 24 dias) sobre o indicador de 2000. Se antes, a velhice era predominantemente feminina, agora essa característica também se altera, pois, esse ganho na expectativa de vida dos brasileiros, na última década foi maior para os homens: 3,8 anos, contra 3,4 anos para mulheres, correspondendo um acréscimo de 5 meses e 23 dias a mais para os homens do que para a população feminina.  Dessa forma, as novas concepções e características próprias das fases da aposentadoria e da velhice são cada vez mais atingíveis para homens e mulheres. Há de se considerar, as implicações que esta nova realidade indica, sobretudo, na urgente formulação de políticas sociais e programas adequados, voltados a este segmento específico da população, os quais não evoluem com a mesma velocidade que a população que envelhece. É preciso, portanto, considerar a população de idosos em expansão no Brasil e viabilizar o acesso às políticas sociais como direitos dos cidadãos, conquistados e acessados, ao longo de todo o processo de envelhecimento, para que, ao chegar à velhice, ela não seja desamparada e segregada da sociedade.

PALAVRAS CHAVES: Idosos. Políticas Sociais. Direitos Sociais. Proteção Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilaine Brasil Kunzler, Pesquisadora Colaboradora no Núcleo de Pesquisas em Demandas e Políticas Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (NEDEPS/PUCRS).

Assistente Social (PUCRS, Brasil); Mestre em Serviço Social (PUCRS, Brasil); Doutora em Serviço Social (PUCRS, Brasil). Assistente Social no Exército Brasileiro/Ministério da Defesa (2006 a 2014) e Membro da Equipe de Pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Demandas e Políticas Sociais (NEDEPS). Tem experiência de trabalho na área de Serviço Social, com ênfase na gestão, coordenação e execução de programas e projetos sociais no âmbito da saúde e assistência social e como Pesquisadora nos seguintes temas: Serviço Social e Gênero, Trabalho e Aposentadoria, Gerontologia Social e Redes Sociais - rosekunzler@bol.com.br

Leonia Capaverde Bulla, Professora na Faculdade de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Demandas e Políticas Sociais NEDEPS/PUCRS.

Assistente Social (UFSC, Brasil); Mestre em Serviço Social (Université Laval, Quebec, Canada); Doutora em Ciências Humanas: Educação (Faculdade de Educação da UFRGS, Brasil); Pós-Doutora em Serviço Social (Universidade de Kassel, Alemanha). Professora da Faculdade de Serviço Social da PUCRS (Graduação, Mestrado e Doutorado). Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Demandas e Políticas Sociais e do Grupo de Pesquisa em Gerontologia Social da PUCRS. Pesquisadora nível 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil. Membro do Comitê Interdisciplinar da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul, Brasil - lbulla@pucrs.br

 

Downloads

Publicado

15-08-2014

Como Citar

Kunzler, R. B., & Bulla, L. C. (2014). Idosos brasileiros: o contexto dos direitos sociais e das políticas sociais. Argumentum, 6(1), 153–159. https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i1.7477