Educação em saúde no enfoque postural:promoção do envelhecimento ativo

Autores

  • Luzia Wilma Santana Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Tatiane Dias Casimiro Valença Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Vilmary Silva Novaes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Fernanda Batista Ribeiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Deusélia Moreira Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Camila Fabiana Rossi Squarcini Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Helder Brito Duarte Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Shaiane de Fátima Silva Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Camila Jeanine Gonçalves Rego Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.8209

Resumo

Objetivou verificar se os usuários de um programa de educação em saúde adquiriram conhecimentos à capacidade de autonomia às atividades de vida cotidiana. O estudo enveredou pelo plano dos significados que as pessoas conferem ao seu processo de viver humano, sendo de abordagem pesquisa-ação. Realizado com nove pessoas idosas, participantes de um programa de atividade física regular de uma cidade do interior da Bahia. Utilizou-se entrevista semiestruturada, submetida à análise de conteúdo. Dos resultados, os sujeitos apreenderam adotar atitudes posturais mais corretas ao viver-envelhecr sociocomunitário. A correção postural acena no estudo uma modalidade de cuidados em saúde de impacto à autonomia das pessoas em enfrentamento crônico para um envelhecimento ativo e como uma estratégia a ser perseguida na gestão e planejamento em saúde, sobretudo, a transição demográfica brasileira.

Biografia do Autor

  • Luzia Wilma Santana Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

    Professora-pesquisadora. Doutora e Pós-doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Docente Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Departamento de Saúde II, Curso de Graduação em  Enfermagem. Área: Saúde Pública/Clínica-Médica. Linhas de Pesquisa: Família em seu ciclo vital e Interdisciplinar saberes ao processo de cuidar humano. Coord. do Programa Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Família em Convibilidade com Doenças Crônicas-NIEFAM.

  • Tatiane Dias Casimiro Valença, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Professora-pesquisadora. Doutoranda em Memória: Linguagem e Sociedade/UESB. Mestre em Enfermagem e Saúde/UESB, Especialista em Geriatria e Gerontologia/UESB, Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador. Docente do Departamento de Saúde I, Curso de Graduação em Fisioterapia da UESB. Membro NIEFAM.
  • Vilmary Silva Novaes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Mestranda em Enfermagem e Saúde/UESB, Especialista em Comunicação em Saúde/UESB, Graduada em Fisioterapia pela Escola de Medicina e Saúde Pública. Docente do Departamento de Saúde I, Curso de Graduação em Fisioterapia da UESB. Membro NIEFAM.
  • Fernanda Batista Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Fisioterapeuta. Graduada pela UESB/2013. Ex-bolsista PIBIC CNPq/Ex-bolsista de Extensão PROEX-UESB Programa NIEFAM.
  • Deusélia Moreira Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Professora-pesquisadora. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgico pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UESB. Docente Assistente da UESB/Departamento de Saúde II, Curso de Graduação em Enfermagem.
  • Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgico pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UESB. Docente da UESB/Departamento de Saúde II, Curso de Graduação em Enfermagem. Membro NIEFAM.
  • Camila Fabiana Rossi Squarcini, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Professora-pesquisadora. Doutoranda em Educação Física pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Mestre em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, Especialista em Educação Inclusiva pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP, Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP. Docente Assistente do Departamento de Saúde II, Curso de Graduação em Educação Física UESB. Membro NIEFAM.
  • Helder Brito Duarte, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Graduando em Fisioterapia. Bolsista de Pesquisa FAPESB/NIEFAM-UESB.
  • Shaiane de Fátima Silva Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Graduanda em Fisioterapia. Ex-bolsista de Pesquisa FAPESB/Extensão PROEX/UESB NIEFAM. Membro NIEFAM.
  • Camila Jeanine Gonçalves Rego, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Graduanda em Fisioterapia. Voluntária de Pesquisa/Extensão NIEFAM.

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Publicado

23-12-2015

Como Citar

Educação em saúde no enfoque postural:promoção do envelhecimento ativo. (2015). Argumentum, 7(2), 254-270. https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.8209