O Familismo nos Serviços de Saúde: expressões em trajetórias assistenciais

Autores

  • Francielle Lopes Alves Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Regina Célia Tamaso Mioto

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.9038

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a participação da família e o seu papel decisivo para o acesso aos serviços públicos de saúde no Brasil. Baseia-se na revisão de literatura acerca do familismo na proteção social e em sua expressão nas trajetórias assistenciais de usuários de serviço de saúde. Estas são tomadas como processos e identificadas como preconizadas, por combinação simples e combinação múltipla. Nessas trajetórias, através de suas diversas configurações, as famílias articulam diferentes práticas e recursos para garantir o acesso a serviços de saúde ou para suprir as próprias deficiências dos serviços. A lógica familista manifesta um nó crítico dos sistemas de proteção social e demonstra que a efetivação da atenção às necessidades ocorre somente com a disponibilidade de distintas redes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francielle Lopes Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

    Assistente Social do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catariana – HU/UFSC. Preceptora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde HU/UFSC. Mestre em Serviço Social e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFSC. Integrante do Núcleo de Estudos Estado, Sociedade Civil, Políticas Públicas e Serviço Social - NESPP/UFSC.

  • Regina Célia Tamaso Mioto
    Assistente Social, Professora da Universidade Católica de Pelotas - Programa de Pós-Graduação em Política Social e professora colaboradora do Programa de Pós- Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina.  Bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq. Produção intelectual concentra-se no campo da política social, família, serviço social e práticas profissionais interdisciplinares.

Referências

ABESS. Associação Brasileira de Ensino em Serviço Social. Cadernos ABESS, São Paulo, n. 7, 1997.

ABEPSS. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Revista Temporalis, São Luís, n. 14, 2007.

______. Pesquisa Avaliativa da Implementação das Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social: relatório final. CD-ROM, São Luís, 2008.

______. Projeto “ABEPSS Itinerante”: as Diretrizes Curriculares e o Projeto de Formação Profissional do Serviço Social, Juiz de Fora, 2011.

______. Política Nacional de Estágio (PNE). Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2014.

BRASIL. Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm>. Acesso em: 20 out. 2013.

CFESS. Conselho Federal de Serviço Social. Resolução n. 533, de 29 de setembro de 2008, que regulamenta a supervisão direta de estágio. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2014.

CFESS. Conselho Federal de Serviço Social. Lei n. 8662, de 07 de junho de 1993, que dispõe a profissão de Assistente Social. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2014.

ORTIZ, Fátima Grave. Desafios Contemporâneos para o Processo de Estágio e Supervisão em Serviço Social. In: FORTI, V.; GUERRA, Y. (Org.). Serviço Social: temas, textos e contextos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. p. 121-134. (Coletânea Nova de Serviço Social).

______. Notas sobre as Diretrizes Curriculares: avanços, impasses e desafios. In: GUERRA, Y.; LEITE, J. L.; ORTIZ, F. G. (Org.). Temas Contemporâneos: o Serviço Social em Foco. São Paulo: Outras Expressões Editora, 2013.

PAIVA, Beatriz Augusto et al. Reformulação do Código de Ética: pressupostos históricos, teóricos e políticos. In: BONETTI, Dilsea Aldeodata et al. (Org.). Serviço Social e Ética: convite a uma nova práxis. São Paulo: Cortez/CFESS, 1995. p. 159-173.

PASTORINI, Alejandra. Quem mexe os fios da política social? Avanços e limites da categoria “concessão-conquista”. Revista Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 53, 1997.

SOUSA, A.; SANTOS, S. M.; CARDOSO, P. Ética e Serviço Social: um itinerante caminhar. Revista Temporalis, Brasília, n. 25, 2013.

Downloads

Publicado

23.12.2015

Como Citar

O Familismo nos Serviços de Saúde: expressões em trajetórias assistenciais. (2015). Argumentum, 7(2), 208-220. https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.9038