Conselhos municipais de assistência social: história, fragilidades e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.18315/argumentum.v2i2.953Resumo
Este trabalho pretende enfocar as complexas relações que constituem os Conselhos de Assistência Social, apresentando as suas origens, as dificuldades na sua implantação, além de destacar os desafios relacionados a pouca participação popular e as diversas práticas de cooptação, muitas vezes adotadas pelos gestores, pautadas por interesses de captação de recursos. Também são apresentados os avanços no processo de democratização, ficando evidente que os Conselhos estão colaborando para dar caráter público à Política de Assistência Social. Finalizando, traz à tona a necessidade de se efetivarem as propostas aprovadas na VII Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em novembro de 2009, ressaltando que, neste momento, são necessários dois novos movimentos: criar Conselhos Gestores locais nos CRAS e CREAS e revisar a composição dos Conselhos, garantindo maior representação aos usuários.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.