Formação empreendedora: uma revisão sistemática da literatura (2010-2020)

Autores

  • Evanilde Silva da Costa Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Maria Edilene da Silva Ribeiro Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • André Rodrigues Guimarães Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.36523

Resumo

Este texto trata da formação empreendedora no ensino superior brasileiro. O estudo visa construir um panorama das produções acadêmicas sobre formação empreendedora no ensino superior brasileiro, no período de 2010-2020. A metodologia considerou a Revisão Sistemática da Literatura, na qual se pretendeu localizar, selecionar, avaliar, analisar e sintetizar as evidências relevantes sobre a temática, categorizar seus objetivos e resultados, e discutir os principais achados da matriz de categorias finais. Para a interpretação dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo. Destacam-se nos resultados as cinco categorias finais mais frequentes nos trabalhos: Características Empreendedoras (f= 96); Metodologia de Ensino-Aprendizagem (f=86); Educação Empreendedora (f=56); Incentivo ao Empreendedorismo (f=44) e Instituição de Ensino Superior (f=30).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evanilde Silva da Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pedagoga. Mestranda em Educação (UFPA). Servidora pública da Universidade Federal do Pará (UFPA, Belém, Brasil).

Maria Edilene da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pedagoga. Doutora em Educação. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA, Belém, Brasil).

André Rodrigues Guimarães, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pedagogo. Doutor em Educação. Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP, Macapá, Brasil) e da Universidade Federal do Pará (UFPA, Belém, Brasil). 

Downloads

Publicado

30-04-2022

Como Citar

Costa, E. S. da, Ribeiro, M. E. da S. ., & Guimarães, A. R. . (2022). Formação empreendedora: uma revisão sistemática da literatura (2010-2020). Argumentum, 14(1), 63–84. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.36523