A política social na formação curricular do serviço social brasileiro

Autores

  • Henrique Wellen Professor do Departamento de Serviço Social da UFRN http://orcid.org/0000-0002-4787-5918
  • Raída Venceslau de Oliveira Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Ozileia Cardoso da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i1.40912

Resumo

Objetivou-se analisar expressões centrais das diferentes abordagens sobre as políticas sociais dentro da literatura acadêmica utilizada em cursos de graduação em Serviço Social no Brasil. Para tanto, buscou-se identificar e caracterizar as principais referências teóricas sobre políticas sociais que estão presentes na formação curricular destes cursos, a partir de uma análise documental. Os resultados são apresentados com base na apreensão de três aspectos centrais: a predominância da discussão de políticas sociais em períodos curriculares; a relação da formação em políticas sociais com os núcleos de formação (da ABEPSS); e as referências bibliográficas mais utilizadas em componentes curriculares de política social mais presentes nos cursos de graduação.

Biografia do Autor

  • Henrique Wellen, Professor do Departamento de Serviço Social da UFRN
    Professor do Departamento de Serviço Social da UFRN.
  • Raída Venceslau de Oliveira Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Administradora. Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (UFRN, Natal, Brasil).

  • Ozileia Cardoso da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Assistente Social. Maior titulação. Doutoranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. (UFRN, Natal, Brasil).

Publicado

30-04-2024

Como Citar

A política social na formação curricular do serviço social brasileiro. (2024). Argumentum, 16(1), 127-141. https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i1.40912