O fascismo no Brasil contemporâneo e o Estado de contrainsurgência

Autores/as

  • José Whellison Brito dos Santos Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i2.34175

Resumen

O fascismo enquanto manifestação da realidade emerge, mais uma vez, no Brasil e no mundo ocidental, sendo este artigo uma forma de contribuição ao seu debate. A pesquisa, de cunho bibliográfico, aborda como análises já empreendidas pela teoria social brasileira sobre tendências fascistas em outras conjunturas históricas da particularidade nacional fornecem chaves interpretativas do presente, do pós-Golpe de 2016. A exposição é feita em cinco notas: o Estado de contrainsurgência e a burguesia monopolista; a coloração fascista do Estado de contrainsurgência; a participação dos poderes estatais e as forças armadas; outras contribuições marxistas na análise do fascismo no Brasil; alguns apontamentos e questionamentos conclusivos a respeito do fascismo no Brasil contemporâneo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Whellison Brito dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Assistente Social. Mestre em Serviço Social. Doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

Publicado

31-08-2021

Cómo citar

Santos, J. W. B. dos. (2021). O fascismo no Brasil contemporâneo e o Estado de contrainsurgência. Argumentum, 13(2), 83–95. https://doi.org/10.47456/argumentum.v13i2.34175