Direitos sociais, cidadania e gestão democrática: contribuições para o debate crítico

Autores/as

  • Jairo de Carvalho Guimarães Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.37278

Resumen

O objetivo deste estudo é descrever as relações que envolvem a gestão democrática, os direitos sociais e a cidadania, sob o cenário do Estado Democrático de Direito. Desenvolve-se uma análise quanto às implicações para os arranjos sociais, notadamente aqueles com maiores índices de fragilidade, no que diz respeito à redução, à supressão ou à cessação dos direitos sociais em territórios aparentemente democráticos. O enredo teórico é consubstanciado por considerações sobre os fatores que dão entorno à ordem democrática e a aspectos que supostamente garantem uma democracia legitimada apenas pelo direito ao sufrágio universal. Infere-se que uma gestão democrática pressupõe a adoção de políticas públicas visando ao bem comum, voltadas para o atendimento das demandas da sociedade por meio de ações sistemáticas e permanentes de combate à pobreza e à mitigação das desigualdades sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jairo de Carvalho Guimarães, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Administrador. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto IV na Universidade Federal do Piauí. Docente no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP). (UFPI, Teresina, Brasil).

Publicado

30-04-2022

Cómo citar

Guimarães, J. de C. (2022). Direitos sociais, cidadania e gestão democrática: contribuições para o debate crítico. Argumentum, 14(1), 164–179. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.37278