Gênero, sexualidade e infância: produção acadêmica em debate

Autores/as

  • Cristiane Bonfim Fernandez Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Eunice Emanuelle Soares Martins Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i1.39009

Resumen

Analisa como os temas gênero e sexualidade de criança e adolescente foram discutidos/concebidos na produção científica dos periódicos da área do Serviço Social entre 2011 e 2020. Realizou-se um levantamento dos artigos no Portal de Periódicos da Capes com base nos descritores gênero, sexualidade, criança, adolescente e infância, tendo sido mapeados 54 artigos em língua portuguesa e, dentre esses, selecionados 10 para análise. As produções estudadas centram-se, principalmente, nas regiões Sudeste e Sul, em periódicos qualis B1 e B2 cujos autores estão vinculados, sobretudo, a instituições acadêmicas universitárias. A maioria dos artigos registra uma crítica ao viés estritamente biológico de sexualidade infantil e de gênero, uma vez que seus autores compreendem essa questão como construção histórico-cultural. Conclui-se que ainda são poucas as produções sobre a temática, observando-se, entretanto, um aumento expressivo de 2019 para 2020.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiane Bonfim Fernandez, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Assistente Social. Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (Unb). Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade da Universidade Federal do Amazonas. (UFAM, Manaus, Brasil).  

Eunice Emanuelle Soares Martins, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Assistente Social. Graduanda em Psicologia pela Instituição Centro Universitário do Norte – Ser Educacional. (UniNorte, Manaus, Brasil).

Publicado

24-04-2023

Cómo citar

Fernandez, C. B., & Martins, E. . E. S. (2023). Gênero, sexualidade e infância: produção acadêmica em debate. Argumentum, 15(1), 140–159. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i1.39009