Apontamentos sobre a Inserção do Brasil na Ofensiva Neoconservadora Internacional sob Bolsonaro

Notes on the Insertion of Brazil in the International Neoconservative Offensive under Bolsonaro

Autores/as

  • Marlene Teixeira Rodrigues Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i1.41904

Resumen

Este artigo aborda a ofensiva neoconservadora no Brasil, a partir de sua articulação com a extrema-direita internacional, enfatizando-se como essa agenda se materializa por meio de políticas sociais e da centralidade dada à família. A partir de pesquisa documental se observou a importante articulação com organismos internacionais – com destaque para a “transatlântica” Rede Política para os Valores - e suas repercussões na agenda e nas iniciativas implementadas. Sob a justificativa de atuar na defesa da “vida desde a concepção”, das “liberdades fundamentais - de consciência e de religião” e da chamada “família natural” - e dos direitos a ela atribuídos, experiências são compartilhadas e ganham concretude no governo, na política social e em diferentes âmbitos. Parte importante dessa ofensiva, irá visar o desmonte de políticas sociais públicas e de direitos - especialmente dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e pessoas LGBTQIA, no âmbito da guerra contra a chamada “ideologia de gênero” e o “intervencionismo do Estado”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marlene Teixeira Rodrigues, Universidade de Brasília (UnB)

Assistente social. Doutora em Sociologia. Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Política Social, da Universidade de Brasília. (UnB, Brasília, Brasil).

Publicado

01-05-2024

Cómo citar

Rodrigues, M. T. (2024). Apontamentos sobre a Inserção do Brasil na Ofensiva Neoconservadora Internacional sob Bolsonaro: Notes on the Insertion of Brazil in the International Neoconservative Offensive under Bolsonaro. Argumentum, 16(1), 40–55. https://doi.org/10.47456/argumentum.v16i1.41904