Uma proposta de atividade didática sobre a medição do raio da Terra baseada no método empregado por Eratóstenes

Autores

  • Thiago Costa Caetano Universidade Federal de Itajubá
  • Camila Moreira Cardoso Bhadram Tutoria e Consultoria Educacional

DOI:

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v3n1.36681

Palavras-chave:

Raio da Terra, Eratóstenes, Atividades Práticas

Resumo

A disciplina “AST929 – Conceitos de Astronomia” foi criada em 2007 e integrada à matriz curricular do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Itajubá. A decisão foi baseada nos inúmeros trabalhos que apontam as contribuições que a Astronomia pode oferecer para o Ensino de Ciências. Neste trabalho descrevemos uma das atividades da disciplina, que consiste na medida do raio da Terra com base no método que foi empregado por Eratóstenes. Apresentamos em detalhes a construção do roteiro, para que o docente possa realizar a atividade sempre que desejar, aplicando as adaptações necessárias ao material. Trazemos também alguns relatos para ilustrar os procedimentos e os resultados que foram obtidos. Os valores determinados pelos estudantes apresentaram desvio inferior a 6\% com relação ao valor teórico (em módulo) e a média dos valores apresentou um desvio de apenas -0.3\%. A qualidade dos resultados e também o fato de que os estudantes não manifestaram dificuldades durante a realização da atividade indicam que se trata de um material didático apropriado. Considerando ainda o fato de que a abordagem da disciplina AST929 é majoritariamente conceitual, por ser oferecida no primeiro ano, é razoável supor que a atividade seria adequada também para os anos finais da Educação Básica, em que os conceitos de Astronomia podem ser explorados de maneira multidisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Costa Caetano, Universidade Federal de Itajubá

Thiago C. Caetano (tccaetano@unifei.edu.br) possui doutorado em Ciências com ênfase em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP). Tem atuado como docente no Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá desde 2010 e conduzido investigações nos campos da Educação em Ciências e do Ensino de Física. Possui experiência com a produção de experimentos didáticos controlados remotamente, com a metodologia \textit{Design-Based Research}, com o desenvolvimento de sequências de ensino e aprendizagem e com atividades práticas no ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2022-02-01

Como Citar

[1]
T. C. Caetano e C. M. Cardoso, “Uma proposta de atividade didática sobre a medição do raio da Terra baseada no método empregado por Eratóstenes”, Cad. Astro., vol. 3, nº 1, p. 121, fev. 2022.