Ensinar e aprender ciência: projetos interdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v3n1.37309Palavras-chave:
ensino de ciências, divulgação científica, interdisciplinaridade, astronomia, produção científicaResumo
O trabalho traz relato de atividade desenvolvida no formato interdisciplinar em uma escola da rede pública que foi ampliada para evento científico externo à escola. É necessário que os estudantes se apropriem dos assuntos produzidos na ciência. Nesta perspectiva, o objetivo é envolver os educandos em eventos científicos. A atividade, inicialmente, fruto da parceria com o grupo Show de Física da Universidade Federal do Espírito Santo, consistiu em conhecer o trabalho de pesquisadores em diversos campos da ciência. Após ouvirem podcasts, os alunos, em grupos, elaboraram relatório e vídeo. Foram envolvidos 330 alunos do ensino médio da escola estadual Professora Filomena, município de Piúma, Espirito Santo. Na ampliação da atividade, os alunos das turmas das primeiras séries do ensino médio foram convidados a participarem da IV Mostra de Astronomia do Espírito Santo, explorando a temática meteoro, buraco negro e ondas gravitacionais. As atividades propiciaram ao educando conhecer cada tema e aplicações. Concluímos que os discentes começaram a perceber como os pesquisadores trabalham e produzem o conhecimento científico, que não nasce pronto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lucas Antonio Xavier, Chirlei de Fátima Rodrigues, Karoline Vitoria Silva da Costa, Flávio Gimenes Alvarenga, Fernando José Luna de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.