Uma abordagem histórica da astronomia no contexto da iniciação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v4n1.39895

Palavras-chave:

história da astronomia, Aristarco, Eratóstenes, iniciação científica

Resumo

Este artigo traz uma síntese das leituras sobre materiais pesquisados para os trabalhos de iniciação científica realizados num contexto de projeto de extensão universitária. O projeto Mostra de Astronomia do Espírito Santo de 2022, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação, Núcleo Cosmo-ufes e Instituto Federal do Espírito Santo. Apresenta-se discussões sobre astronomia antiga, em particular sobre a história de Aristarco de Samos com suas medidas de tamanhos e distâncias do Sol, da Lua e da Terra. Aponta-se as hipóteses que levaram Aristarco a propor sua ideia original heliocêntrica. Por último, o modelo de Eratóstenes na determinação do tamanho da Terra é discutido. Com isso, o aprendizado na iniciação científica dos envolvidos, aluna e seu tutor, foi positivo, sobretudo ao explorar um pouco da história da astronomia, o que pode se desdobrar na educação básica do Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Fernando José Luna, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

É professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), em Campos dos Goytacazes-RJ. Conduz pesquisas no Laboratório de Ciências Químicas da UENF e orienta alunos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais, em projetos com ênfase em história das ciências e ensino de ciências (Biologia, Física e Química).

Flávio G. Alvarenga, Universidade Federal do Espírito Santo

Flávio Gimenes Alvarenga (f.g.alvarenga@gmail.com) é professor da Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve pesquisa na área de cosmologia, atuando principalmente no tema cosmologia quântica, e na área de ensino de física com trabalhos de inserção da física contemporânea no Ensino Médio. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEnFis) - UFES / Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo 12.

Mateus G. Xavier, Escola SESC de Ensino Médio

Mateus Geraldo Xavier (mateusxavier506@gmail.com) é bacharel em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade católica do Rio de janeiro. Atualmente é professor de filosofia na Escola SESC de Ensino Médio.

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Publicado

10-03-2023

Como Citar

[1]
L. A. Xavier, F. J. L. de Oliveira, F. G. Alvarenga, M. G. Xavier, e K. V. S. da Costa, “Uma abordagem histórica da astronomia no contexto da iniciação científica”, Cad. Astro., vol. 4, nº 1, p. 165–174, mar. 2023.

Edição

Seção

MAES - Trabalhos premiados