Uma abordagem histórica da astronomia no contexto da iniciação científica
DOI:
https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v4n1.39895Palavras-chave:
história da astronomia, Aristarco, Eratóstenes, iniciação científicaResumo
Este artigo traz uma síntese das leituras sobre materiais pesquisados para os trabalhos de iniciação científica realizados num contexto de projeto de extensão universitária. O projeto Mostra de Astronomia do Espírito Santo de 2022, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação, Núcleo Cosmo-ufes e Instituto Federal do Espírito Santo. Apresenta-se discussões sobre astronomia antiga, em particular sobre a história de Aristarco de Samos com suas medidas de tamanhos e distâncias do Sol, da Lua e da Terra. Aponta-se as hipóteses que levaram Aristarco a propor sua ideia original heliocêntrica. Por último, o modelo de Eratóstenes na determinação do tamanho da Terra é discutido. Com isso, o aprendizado na iniciação científica dos envolvidos, aluna e seu tutor, foi positivo, sobretudo ao explorar um pouco da história da astronomia, o que pode se desdobrar na educação básica do Ensino Médio.
Downloads
Referências
L. Peduzzi, Força e movimento: de Tales a Galileu, Publicação interna (Departamento de Física, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015), revisado em 2019. Disponível em https://evolucaodosconceitos.wixsite.com/historia-da-ciencia/textos, acesso em fev. 2023.
C. Ronan, História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge (Jorge Zahar, 1994).
L. O. Q. Peduzzi e A. C. Raicik, Sobre a natureza da ciÊncia: AsserÇÕes comentadas para uma articulaÇÃo com a histÓria da ciÊncia, Investigações em Ensino de Ciências 25(2), 19 (2020).
A. Oliveira, J. C. Fabris e J. D. Toniato, Mostra de astronomia do espírito santo, Cadernos de Astronomia 1(1), 179 (2020). Disponível em https://periodicos.ufes.br/astronomia/article/view/31863, acesso em fev. 2023.
M. G. Ramos, Epistemologia e ensino de ciências: compreensão e perspectivas, in Construtivismo e o ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas, editado por R. Moraes (EDIPUCRS, Porto Alegre, 2008), 13–35.
L. O. Q. Peduzzi, Evolução Dos Conceitos Da Física (UFSC/EAD/CED/CFM, 2011). Disponível em https://be37fb0e-ff6f-47d2-bea9- 9e97e816116d.filesusr.com/ugd/7d71af_3f31bce28a694759913fd438bf6cda94.pdf, acesso em fev. 2023.
P. Demo, Professor/conhecimento (UnB, Brasília, 2001).
F. Fava-De-Moraes e M. Fava, A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos, São Paulo em Perspectiva 14(1), 73 (2000).
R. R. D. F. Mourão e M. L. O. Mourão, Dicionário enciclopédico de astronomia e astronáutica (Nova Fronteira, 1987).
R. Faria, Modelagem causal da astronomia antiga, Dissertação de Mestrado, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2014).
T. Hockey et al. (eds.), The Biographical Encyclopedia of Astronomers (Springer, New York, 2007).
A. Van Helden, Measuring the Universe: Cosmic Dimensions from Aristarchus to Halley (Chicago University Press, Chicago, 1985).
T. C. Caetano e C. M. Cardoso, Uma proposta de atividade didática sobre a medição do raio da terra baseada no método empregado por eratóstenes, Cadernos de Astronomia 3(1), 121 (2022).
L. V. Freitas, R. M. Santucci e I. A. Marques, Reinventando o método de Aristarco, Revista Brasileira de Ensino de Física 43(43) (2021).
T. de Oliveira, V. Lima e A. Bertuola, Aristarco revisitado, Revista Brasileira de Ensino de Física 38(2) (2016).
E. Picazzio (ed.), O Céu Que Nos Envolve: Introdução à astronomia para educadores e iniciantes (Odysseus, 2011). Disponível em http://www.astro.iag.usp.br/OCeuQueNosEnvolve.pdf, acesso em fev. 2023.
R. Kerner, O experimento de Tales, Cadernos de Astronomia 1(1), 83 (2020).
J. L. E. Dreyer, A history of astronomy from Thales to Kepler (Dover Publications, Nova Iorque, 1953).
S. O. Kepler e M. F. Saraiva, Astronomia e Astrofísica (Livraria da Física, São Paulo, 2014).
Heliocentrismo, Wikipedia: A enciclopédia livre (2022). Disponível em https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Heliocentrismo&oldid=63304821, acesso em fev. 2023.
P. Fara, Uma breve história da ciência (Fundamento Educacional, São Paulo, 2014).
J. C. Fabris, Aristóteles e a gravitação, Cadernos de Astronomia 1(1), 6 (2020).
F. Damasio, O início da revolução científica: questões acerca de Copérnico e os epiciclos, Kepler e as órbitas elípticas, Revista Brasileira de Ensino de Física 33(3), 33 (2011).
B. Russell, História da filosofia ocidental, Livro 1: A filosofia antiga (Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 2015).
A. A. P. Videira e C. L. Vieira, Notas para uma história da cosmologia entre as décadas de 1910 e 1930, Cadernos de Astronomia 3(1), 10 (2022).
J. G. Coelho, O Telescópio Espacial James Webb - uma nova era na Astronomia, Cadernos de Astronomia 3(2), 112 (2022).
K. R. Popper, A ciência normal e seus perigos, in A Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento, editado por I. Lakatos e A. Musgrave (Cultrix, São Paulo, 1979).
A. Koyré, Estudos de história do pensamento científico (Forense Universitária, Rio de Janeiro, 1982).
Ministério da Educação, Brasil, Base nacional comum curricular (2018). Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/, acesso em fev. 2023.
M. R. Matthews, História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação, Caderno Catarinense de Ensino de Física 12(3), 164 (1995). Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084, acesso em fev. 2023.
W. F. McComas, Seeking historical examples to illustrate key aspects of the nature of science, Science & Education 17(2-3), 249 (2007).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucas Antonio Xavier, Fernando José Luna, Flávio G. Alvarenga, Mateus G. Xavier, Karoline Vitória Silva da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.