Astronomia e Cosmologia em pesquisa: uma análise bibliométrica

un análisis bibliométrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v4n2.41644

Palavras-chave:

ciência, comunidade científica, educação em astronomia, interdisciplinaridade, bibliometria

Resumo

O "Cadernos de Astronomia" é um periódico destinado à divulgação científica, história da ciência, ensino e pesquisa em astronomia e áreas correlatas. Direcionado a atender um público amplo, o periódico tem como foco o conhecimento científico relacionado à astronomia, cosmologia e gravitação. Neste estudo, com viés qualitativo, buscou-se analisar as publicações do periódico dentro de um período de tempo específico. Com o objetivo de realizar uma revisão sistemática foram adotadas seis categorias distintas de artigos. A fim de aproximar da forma como os cientistas vêm produzindo seus resultados foram acessadas duas bases de dados, Scopus e Web of Science. Foi considerado como tema de pesquisa nestas bases o "Universo Primordial". Após a análise dos artigos selecionados foi possível refletir sobre a importância das comunidades científicas para a continuidade do desenvolvimento de pesquisas científicas. Como o ensino de astronomia foi integrado à grade curricular do ensino médio a partir de 2022, acredita-se, que a produção científica do periódico, apresenta grande potencial para auxiliar os professores em suas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chirlei de Fátima Rodrigues, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Chirlei de Fátima Rodrigues (chirleifrodrigues@gmail.com) Doutoranda em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Mestrado em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - Vitória, 2019. Desenvolve estudos em metodologias diversificadas, atividades experimentais, História da Química, Teoria da Aprendizagem Expansiva e Divulgação Científica. Professora de química da Rede Estadual de Educação Básica do Espírito Santo (SEDU). Atualmente lotada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Filomena Quitiba em Piúma - ES.

Simone Vieira Sant’Anna Fardim , Prefeitura Municipal de Marataízes

Simone Vieira Sant’Anna Fardim (simonevsantanna@gmail.com). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação pela Faculdade Vale do Cricaré. Trabalha com alunos do ensino fundamental. Desenvolve pesquisas com educação formal e não-formal.

Referências

Ministério da Educação, Base nacional comum curricular (2018). Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br, acesso em mai. 2023.

L. C. Jafelice, O ensino de Astronomia Cultural: por quem, para quem, como e para quê?, in Anais do IV Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (2016). Disponível em https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2018/04/SNEA2016_M1_Jafelice.pdf, acesso em ago. 2023.

A. F. P. Martins, História e Filosofia da Ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho..., Caderno Brasileiro Ensino Física 24(1), 112 (2007). Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6056/12761.

T. C. de Mello Forato, A Natureza da Ciência como Saber Escolar: um estudo de caso a partir da história da luz, Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade Federal de São Paulo (2009).

J. B. Ferreira et al., Diversidade e gênero no contexto organizacional: um estudo bibliométrico, Rev. Pens. Cont. Adm. 9(3), 45 (2015).

I. M. W. da Silva Coelho, Métodos sistemáticos de revisão de literatura científica: apontamentos para o desenvolvimento e publicação de pesquisas educacionais, Educitec 9, 216523 (2023).

B. Kitchenham e S. Charters, Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering, Relatório técnico da EBSE (2007). Disponível em https://www.elsevier.com/__data/promis_misc/525444systematicreviewsguide.pdf, acesso em ago. 2023.

K. Petersen et al., Systematic Mapping Studies in Software Engineering, in Proceedings of the 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering (2008), vol. 17. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/228350426_Systematic_Mapping_Studies_in_Software_Engineering, acesso em ago. 2023.

M. Kuhrmann, D. M. Fernández e M. Daneva, On the Pragmatic Design of Literature Studies in Software Engineering: An Experience-based Guideline, Empir. Softw. Eng. 22(6), 2852 (2017). ArXiv:1612. 03583.

E. Farahmand et al., Five Decades of Scientific Development on ’Attachment Theory’: Trends and Future Landscape, Pertanika Journal of Social Sciences and Humanities 26(3), 2145 (2018). Disponível em http://www.pertanika.upm.edu.my/pjssh/browse/regular-issue?article=JSSH-S0898-2018, acesso em ago. 2023.

R. A. S. Leite et al., Bibliometria como trilha de conhecimento e pesquisa (Atena, Ponta Grossa, 2021), 405–417.

F. Quevedo-Silva et al., Estudo Bibliométrico: Orientações sobre sua Aplicação, Rev. Bras. Mark. 15(2), 246 (2016).

J. M. G. de Medeiros e M. A. V. Vitoriano, A evolução da bibliometria e sua interdisciplinaridade na produção científica brasileira, Rev. Digit. Bibl. e Cienc. Inf. 13(3), 491 (2015).

I. C. A. Fazenda, Interdisciplinaridade - Um projeto em parceria (Edições Loyola, São Paulo, 1991).

R. A. Martins, O Universo: Teorias Sobre sua Origem e Evolução (Livraria da física, São Paulo, 2012).

I. Roditi, Dicionário Houaiss de física (Objetiva, Rio de Janeiro, 2005).

J. C. Fabris, J. D. Toniato e H. Velten, Gravitação (Livraria da Física, São Paulo, 2021).

L. Paulucci, P. H. R. S. Moraes e J. E. Horvath, A Cosmologia na sala de aula (Livraria da física, São Paulo, 2022).

P. Russo, Astronomia, Educação e Sociedade, in V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (2018).

Planck Collaboration, Planck 2018 results. VI. Cosmological parameters, Astronomy & Astrophysics 641, A6 (2020). ArXiv:1807.06209.

Downloads

Publicado

08-09-2023

Como Citar

[1]
L. A. Xavier, C. de F. Rodrigues, e S. V. S. Fardim, “Astronomia e Cosmologia em pesquisa: uma análise bibliométrica: un análisis bibliométrico”, Cad. Astro., vol. 4, nº 2, p. 152–164, set. 2023.