O Instagram como ferramenta para divulgação científica em astronomia: um estudo de caso na região do Cariri cearense
DOI:
https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v5n2.44627Palavras-chave:
Divulgação científica, Astronomia, Rede SocialResumo
Este estudo explora o potencial do Instagram como ferramenta de divulgação científica em Astronomia, detalhando as experiências de um projeto de extensão na Universidade Federal do Cariri, especificamente durante o período de pandemia da COVID-19. Através da análise de dados de uma página vinculada ao projeto, observamos o potencial da rede e a predominância de um público jovem engajado com tais conteúdos. Além disso, analisamos os dados da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, durante o período de 2012 a 2020, e observamos uma queda significativa na participação das escolas do Cariri Cearense, possivelmente devido à falta de incentivo na área e à pandemia da COVID-19. A metodologia ativa do projeto, aliada ao uso de ferramentas como o Stellarium e à criação de materiais culturais como cordéis e tirinhas científicas, provou ser eficaz na difusão de conhecimentos astronômicos. Dessa forma, conclui-se que essa rede social, com sua combinação de imagens atraentes, informações concisas, recursos interativos e um amplo alcance, é uma ferramenta promissora para a divulgação científica em Astronomia e demais áreas do conhecimento na nossa região
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