O Instagram como ferramenta para divulgação científica em astronomia: um estudo de caso na região do Cariri cearense
DOI:
https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v5n2.44627Palavras-chave:
Divulgação científica, Astronomia, Rede SocialResumo
Este estudo explora o potencial do Instagram como ferramenta de divulgação científica em Astronomia, detalhando as experiências de um projeto de extensão na Universidade Federal do Cariri, especificamente durante o período de pandemia da COVID-19. Através da análise de dados de uma página vinculada ao projeto, observamos o potencial da rede e a predominância de um público jovem engajado com tais conteúdos. Além disso, analisamos os dados da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, durante o período de 2012 a 2020, e observamos uma queda significativa na participação das escolas do Cariri Cearense, possivelmente devido à falta de incentivo na área e à pandemia da COVID-19. A metodologia ativa do projeto, aliada ao uso de ferramentas como o Stellarium e à criação de materiais culturais como cordéis e tirinhas científicas, provou ser eficaz na difusão de conhecimentos astronômicos. Dessa forma, conclui-se que essa rede social, com sua combinação de imagens atraentes, informações concisas, recursos interativos e um amplo alcance, é uma ferramenta promissora para a divulgação científica em Astronomia e demais áreas do conhecimento na nossa região
Downloads
Referências
T. M. M. Saldanha et al., Ensino não formal, informal e divulgação da Astronomia: Contribuições de um grupo de estudos, Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia. (35), (35), 41 (2023).
E. C. Junior et al., Divulgação e ensino de Astronomia e Física por meio de abordagens informais, Revista Brasileira de Ensino de Física 40(4), 1 (2018).
H. M. F. Pivetta et al., Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva, Linhas Críticas 16(31), 377 (2010).
M. D. Longhini, H. A. Gomide e T. C. D. Fernandes, Quem somos nós? Perfil da comunidade acadêmica brasileira na educação em astronomia, Ciência & Educação. 19(3), 739 (2013).
D. C. Oliveira et al., Metodologias ativas no ensino de ciências da natureza: significados e formas de aplicação na prática docente, # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia 9(2), 1–15 (2020).
S. Albagli, Divulgação científica: informação científica para a cidadania, Ciência da Informação 25(3), 396 (1996).
J. Caldas e L. C. B. Crispino, Divulgação científica na Amazônia: O Laboratório de Demonstrações da UFPA, Revista Brasileira de Ensino de Física 39(2), 01 (2017).
M. G. Germano e W. A. Kulesza, Popularização da Ciência: uma revisão Conceitual, Cad. Bras. Ens. Fís. 24(1), 7 (2007).
I. Moreira e L. Massarani, As primeiras iniciativas de divulgação científica no Brasil (Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ, Rio de Janeiro, 2002), 44–64.
I. d. C. Moreira e L. Massarani, A divulgação científica no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 1920, História, Ciências, Saúde-Manguinhos 7(3), 627 (2001).
R. Langhi e R. Nardi, Ensino da astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação científica, Revista Brasileira de Ensino de Física 31(4), 4402 (2009).
R. B. Menegusse, T. R. C. Silva e F. T. Gomes, Divulgação Científica: o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos acadêmicos, ANALECTA. 7(2), 1 (2021).
M. C. Leal e G. Gouvêa, Narrativa, Mito, Ciência e Tecnologia: O ensino de ciências na escola e no museu, Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 2(1), 5 (2000).
A. Chassot, Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social, Revista Brasileira de Educação (22), 89 (2003).
F. J. F. Sousa, L. V. S. Cavalcante e J. C. D. Pino, Alfabetização científica e/ou letramento científico: reflexões sobre o Ensino de Ciências, Revista Educar Mais 5(5), 1299 (2021).
D. Franco Carvalho Jacobucci, Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica, Revista Em Extensão 7(1), 55 (2008).
Convenção Sobre Diversidade Biológica, Conhecimentos Tradicionais, traduzido por Carlos Potiara Castro (2012). Disponível em https://www.cbd.int/abs/infokit/revised/web/factsheet-tk-pt.pdf, acesso em out. 2022.
C. Sagan, Cosmos (Companhia das Letras, São Paulo, 2017), 487.
C. J. Martinazzo, T. M. Martins e S. P. Silva, A Religação dos Saberes a Partir da Série Cosmos, de Carl Sagan, Revista Contexto & Educação 33(104), 151 (2018).
J. L. Fernandes e S. C. M. Santos, Redes Sociais e Divulgação Científica: Possibilidades para socialização do conhecimento, Anais V FIPED (2013). Disponível em https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3709, acesso em set. 2024.
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, Pesquisa TIC Kids Online Brasil 2021 Resumo Executivo (2021). Disponível em https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20221121120628/resumo_executivo_tic_kids_online_2021.pdf, acesso em set. 2024.
P. R. G. Silva Filho e M. L. Galluzzi, A utilização de redes sociais para a divulgação científica e ensino de Astronomia, Revista de Enseñanza de la Física 33(2), 259 (2021).
T. D. F. F. Rodrigues, G. S. Oliveira e J. A. Santos, As Pesquisas Qualitativas e Quantitativas na educação, Revista Prisma 2(1), 154 (2021). Disponível em https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/49, acesso em set. 2024.
A. C. Gil, Como elabora projeto de Pesquisa (Atlas, São Paulo, 2002).
Brasil, Base Nacional Comum Curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/ciencias, acesso em out. 2022.
R. B. Domingos e R. R. P. Teixeira, Uso do software Stellarium em atividades de ensino de astronomia, Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada 8(1), 30 (2021).
P. H. Colonese e U. D. Pimental, Céus astroculturais: o Homem Velho, o Tatu, o Morcego e Primeiro Grande com Pegada do Coelho, vol. 2 (Rio de Janeiro: Fiocruz – COC, 2021).
M. O. Fonseca e M. A. Elias, E onde está a astronomia? Análise do Ensino de Astronomia no ensino médio com base nos documentos nacionais, Arquivos do Mudi 25(1), 26 (2021).
D. Ferreira e F. A. Meglhioratti, Desafios e possibilidades no ensino de Astronomia, Cadernos PDE, 1–17 (2008).
S. E. Scheidemantel, R. Klein e L. I. Teixeira, A Importância da Extensão Universitária: o Projeto Construir, in Anais do 2o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Área Temática Direitos Humanos (2004). Disponível em https://www.ufmg.br/congrext/Direitos/Direitos5.pdf, acesso em set. 2024.
C. S. Fernandes, R. P. Sousa e M. S. Melo, Meninas na Ciência: A representatividade Feminina nas áreas de Ciência e Tecnologia em prol da equidade dos Gêneros , in Anais da IX Jornada de Iniciação Científica e Extensão, Instituto Federal do Tocantins (2018). Disponível em https://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/jice/9jice/paper/viewFile/9424/4233, acesso em set. 2024.
A. C. T. Piovezan e L. D. Gama, Astronomia e Matemática: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Fundamental II, Educação Por Escrito 10(1), 32716 (2019).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Claudio do Nascimento Souza, Tharcísyo Sá e Sousa Duarte, Gilson Francisco de Oliveira Junior, Jefferson Soares da Costa, Milene Rodrigues Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.