O Instagram como ferramenta para divulgação científica em astronomia: um estudo de caso na região do Cariri cearense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v5n2.44627

Palavras-chave:

Divulgação científica, Astronomia, Rede Social

Resumo

Este estudo explora o potencial do Instagram como ferramenta de divulgação científica em Astronomia, detalhando as experiências de um projeto de extensão na Universidade Federal do Cariri, especificamente durante o período de pandemia da COVID-19. Através da análise de dados de uma página vinculada ao projeto, observamos o potencial da rede e a predominância de um público jovem engajado com tais conteúdos. Além disso, analisamos os dados da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, durante o período de 2012 a 2020, e observamos uma queda significativa na participação das escolas do Cariri Cearense, possivelmente devido à falta de incentivo na área e à pandemia da COVID-19. A metodologia ativa do projeto, aliada ao uso de ferramentas como o Stellarium e à criação de materiais culturais como cordéis e tirinhas científicas, provou ser eficaz na difusão de conhecimentos astronômicos. Dessa forma, conclui-se que essa rede social, com sua combinação de imagens atraentes, informações concisas, recursos interativos e um amplo alcance, é uma ferramenta promissora para a divulgação científica em Astronomia e demais áreas do conhecimento na nossa região

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Biografia do Autor

Claudio do Nascimento Souza, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Claudio do Nascimento Souza, possui graduação Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (Licenciatura) pelo Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (2022) e atualmente é graduando no curso de Física (Licenciatura) na mesma instituição.

Tharcísyo Sá e Sousa Duarte, Instituto de Formação de Educadores - IFE/UFCA

Tharcísyo Sá e Sousa Duarte, possui graduação em Física (Bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba (2010), mestrado em física (Astrofísica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) e doutorado em física (Astrofísica) também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Estelar, atuando principalmente nos seguintes temas: magnetismo estelar, espectroposcopia, espectropolarimetria, abundâncias químicas, estrelas análogas solares e gêmeas solares. Atualmente é professor adjunto dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática do Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri.

Gilson Francisco de Oliveira Junior, Instituto de Formação de Educadores - IFE/UFCA

Gilson Francisco de Oliveira Junior, possui graduação em Física (Bacharelado) pela Universidade Federal da Paraíba (2009), mestrado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (2012), doutorado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (2016) e pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Atuando principalmente nos seguintes temas: circuitos eletrônicos, caos, sincronismo. Atualmente é Professor Adjunto II dos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática do Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri.

Jefferson Soares da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Jeferson Soares da Costa, possui graduação em Física (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pós-doutorado na Université Toulouse III, Paul Sabatier. Têm experiência em astrofísica estelar, com ênfase no estudo de rotação estelar, abundâncias químicas e magnetismo estelar. Atualmente é professor adjunto da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordenador do Mestrado Nacional em Ensino de Física - Polo 51.

Milene Rodrigues Martins, Universidade Federal de Sergipe

Milene Rodrigues Martins, possui graduação em Física (Licenciatura) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013). Mestra (2016) e Doutora (2020) em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Física da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza e membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física (GPEF - UFS). Tem interesse em pesquisas voltadas para o Ensino da Cosmologia Contemporânea, História da Física, História e Filosofia da Ciência, Estágio Supervisionado e Formação de Professores.

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Publicado

26-09-2024

Como Citar

[1]
C. do N. Souza, T. S. e S. Duarte, G. F. de O. Junior, J. S. da Costa, e M. R. Martins, “O Instagram como ferramenta para divulgação científica em astronomia: um estudo de caso na região do Cariri cearense”, Cad. Astro., vol. 5, nº 2, p. 111–125, set. 2024.

Edição

Seção

Ensino