Raça, gênero e classe social nas ciências físicas: o silêncio dos homens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v5nEspecial.44894

Palavras-chave:

diversidade, inclusão, mulheres na ciência, viéses étnico-raciais

Resumo

Ensaio produzido a partir da palestra Questões étnico-raciais e de gênero nas ciências físicas: o silêncio dos homens, ministrada pelo autor durante a segunda edição do evento As Astrocientistas: Encontro Brasileiro de Meninas e Mulheres da Astrofísica, Cosmologia e Gravitação, realizado entre os dias 07 e 10 de fevereiro em 2023. Nesse ensaio, eu apresento uma revisão das principais questões que temos articulado nas ciências físicas para (re)pensar o lugar e o papel dos homens e das masculinidades nas discussões de raça, classe social e gênero nas ciências físicas, tendo os movimentos sociais feministas, de pessoas negras e LGBTQIA+ como movimentos educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Alves-Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Alan Alves Brito é Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), Mestre (2004) e Doutor (2008) em Ciências (Astrofísica Estelar) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Realizou estágios de doutorado no Chile (Alfa/LENAC), Estados Unidos (FAPESP) e Austrália (Sanduíche CAPES). Foi pesquisador visitante em centros de pesquisa em Portugal e Alemanha. Realizou estágios de pós-doutorado (2008-2014) no Chile (PUC) e na Austrália (Swinburne University e Australian National University, onde também atuou como Super Science Fellow). Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão, divulgação científica e gestão. Realizou especialização em Literatura Brasileira (2023) e é doutorando em educação (2023), ambos pela UFRGS. Tem trabalhado em pesquisa (Programas de Pós-Graduação em Física/UFRGS; PPG em Ensino de Física/UFRGS; PPG em Divulgação em Ciências/Fiocruz; e no Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas/UFRGS) em temas voltados para a evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de Astronomia e Física. Também é membro da União Astronômica Internacional, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Sociedade Astronômica Brasileira, Sociedade Brasileira de Física, Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) e Assoicação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, eleito em 2014 Membro Correspondente da Academia de Ciências da Bahia. Coordena o PLOAD (Portuguese Language Office of Astronomy for Development) e é representante brasileiro no Office for Education, ambos da União Astronômica Internacional. Autor de livros de literatura, educação e divulgação em ciências, um deles finalista do Prêmio Jabuti 2020. Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2022, Categoria Pesquisador e Escritor.

Referências

K. Rosa e F. Mensah, Educational pathways of Black women physicists: Stories of experiencing and overcoming obstacles in life, Physical Review Physics Education Research 12(2), 020113 (2016). DOI: https://doi.org/10.1103/PhysRevPhysEducRes.12.020113

A. Santos, You Don’t Look Like a Physicist, The Physics Teacher 55, 524 (2017). DOI: https://doi.org/10.1119/1.5011824

K. Rosa, Science identity possibilities: a look into Blackness, masculinities, and economic power relations, Cultural Studies of Science Education (PRINT) 13, 1 (2018). DOI: https://doi.org/10.1007/s11422-018-9859-z

C. Anteneodo et al., Brazilian physicists community diversity, equity, and inclusion: A first diagnostic, Physical Review Physics Education Research 16(1), 1 (2020). DOI: https://doi.org/10.1103/PhysRevPhysEducRes.16.010136

V. Morcelle, G. Freitas e Z. Da Costa, From School to University: An Overview on STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) Gender in Brazil, Quarks: Brazilian Electronic Journal of Physics, Chemistry and Materials Science 1, 40 (2019). DOI: https://doi.org/10.34019/2674-9688.2019.v1.28228

A. Alves-Brito, Os corpos negros: questões étnico-raciais, de gênero e Suas intersecções na Física e na Astronomia Brasileira, Revista ABPN 12(34), 816 (2020). DOI: https://doi.org/10.31418/2177-2770.2020.v12.n.34.p816-840

A. Alves-Brito, Cosmologias racializadas: processos políticos e educativos anti(racistas) no ensino de Física e Astronomia, Roteiro 46, 20 (2021). ArXiv:e26279. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46.26279

P. Vieira, N. Massoni e A. Alves-Brito, O papel de Cecilia Payne na determinação da composição estelar, Revista Brasileira de Ensino de Física 43(2), 1 (2020). ArXiv:e20210028. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2021-0028

A. Alves-Brito e J. Macedo, A história da ciência e a educação científica pelas perspectivas ameríndia e amefricana, Revista Brasileira de História da Ciência 15, 400 (2022). DOI: https://doi.org/10.53727/rbhc.v15i2.804

I. Silva, Dissertação de Mestrado: Raça e gênero na Física: Trajetórias acadêmicas de mulheres negras, PPGEnfis, UFRGS (2023).

b. hooks, Ensinando Comunidade: uma pedagogia da esperança (Elefante, São Paulo, 2021).

M. Almeida, Devir Quilombola: antirracismo, afeto e política nas práticas de mulheres quilombolas (Elefante, São Paulo, 2022).

C. Bento, O pacto da branquitude (Companhia das Letras, São Paulo, 2022).

Brasil, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana, Resolução no 1, de 17 de junho de 2004. Brasília. (2004).

K. Rosa e M. Silva, Feminismos e ensino de ciências: Análise de imagens de livros didáticos de física, Gênero (Niterói) 16, 83 (2015).

A. Alves-Brito, Educação escolar quilombola: desafios para o ensino de Física e Astronomia, Plurais Revista Multidisciplinar 6(2), 60 (2021). DOI: https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12204

A. Alves-Brito, Zumbi-Dandara dos Palmares: desafios estruturais e pedagógicos da Educação Escolar Quilombola para a promoção da equidade racial no Brasil do século 21 (Pragmatha, São Paulo, 2022).

K. Crenshaw, Demarginalizing the intersection of race and sex: a black feminist critique of antidiscrimination Doctrine, feminist Theory and antiracist Politics, University of Chicago Legal Forum 1989(1), 138 (1989).

P. Collins e S. Bilge, Interseccionalidade (Boitempo, São Paulo, 2021), tradução de Rane Souza.

B. Nascimento, Uma história feita por mãos negras: relações raciais, quilombos e movimentos: organização Alex Ratts (Zahar, Rio de Janeiro, 2021).

R. Connel e J. Messerschmidt, Masculinidade hegemônica: repensando o conceito, Estudos Feministas, Florianópolis 21(1), 424 (2013). DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2013000100014

J. Trevisan, Seis balas num buraco só: a crise do masculino (Objetiva, São Paulo, 2021).

J. Bola, A masculinidade desmascarada (Dublinense, Porto Alegre, 2020).

b. hooks, A gente é da hora: homens negros e masculinidades (Elefante, São Paulo, 2022).

I. Jablonka, Homens justos: Do patriarcado às novas masculinidades (Todavia, São Paulo, 2021).

M. Oliveira, L. Nascimento e J. Jesus, Gritarias Epistêmicas, Devires 1(1), 203 (2022).

J. Jesus, Contemporary feminisms and Intersectionality 2.0: a contextualization from transfeminist thought, REBEH 1(1), 5 (2018). DOI: https://doi.org/10.31560/2595-3206.2018.1.9064

L. Nascimento, Transfeminismo (Jandaíra, São Paulo, 2021).

K. Rosa, A. Alves-Brito e B. Pinheiro, Pósverdade para quem? Fatos produzidos por uma ciência racista, Caderno Brasileiro de Ensino de Física 37(3), 1440 (2020). DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1440

A. Mbembe, Necropolítica, Arte & Ensaios 32 (2018).

P. Freire, À sombra desta mangueira, 11ª edição (Paz & Terra, Rio de Janeiro, 2015).

A. Santos, Colonização, quilombos: modos e significações (CNPq, Brasília, 2015).

G. Kilomba, Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano (Cobogó, Rio de Janeiro, 2019).

F. Fanon, Pele negra, máscaras brancas (EDUFBA, Salvador, 2008), tradução de Renato da Silveira.

S. Carneiro, Escritos de uma vida (Letramaneto, Belo Horizonte, 2018).

Downloads

Publicado

10-07-2024

Como Citar

[1]
A. Alves-Brito, “Raça, gênero e classe social nas ciências físicas: o silêncio dos homens”, Cad. Astro., vol. 5, nº Especial, p. 17–37, jul. 2024.

Edição

Seção

Divulgação Científica, Ciência e Sociedade