Algumas reflexões sobre a construção e legitimação do conhecimento científico

Autores

  • Jorge Ernesto Horvath Departamento de Astronomia IAG-USP

DOI:

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v6n1.47466

Palavras-chave:

sociologia da ciência, conhecimento científico, prática científica

Resumo

A prática da atividade científica é um assunto pouco abordado e que tem um grande impacto nos aspirantes a pesquisador. Geralmente são apresentados aos estudantes uma série de postulados e crenças que distam bastante da realidade, muito mais complexa e menos idealista daquilo que se diz. Discutimos estes aspectos em algum detalhe, introduzindo a ideia de uma estrutura piramidal para a comunidade científica, e apontamos várias dificuldades para uma passagem bem-sucedida por ela, desfazendo de passagem esse quadro de utopia idealizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Ernesto Horvath, Departamento de Astronomia IAG-USP

Jorge Ernesto Horvath (foton@iag.usp.br), Professor Titular no IAG-USP, é graduado em Física (1985), Doutor em Ciências em 1989 na Universidad Nacional de La Plata (Argentina) e Livre-Docente pela USP em 1997. Autor de pesquisas em Astrofísica Relativística, Altas Energias e Cosmologia, além de vários livros no Brasil e no exterior para os diferentes níveis de Educação. Pesquisador Nível I do CNPq e visitante na University of Arizona (1998-1999). Fundador e Editor da Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (RELEA) desde 2003. Coordenou de 2011 até 2021 o Núcleo de Pesquisas em Astrobiologia da USP, e atualmente é Coordenador do Grupo de Astrofísica Relativística e Desastres EsteLares (GARDEL) no IAG-USP

Referências

[1] K. Popper, A lógica da pesquisa científica (Cultrix/EDUSP, São Paulo, 1972).

[2] R. K. Merton, The Sociology of Science: Theoretical and Empirical Investigations (University of Chicago Press, Chicago, 1973).

[3] T. S. Kuhn, A estrutura das revoluções científicas (Perspectiva, São Paulo, 2020).

[4] A. Polyakov, A view from the island (1992). ArXiv:9211140v1.

[5] A. de Rújula, The new paradigm for GammaRay Bursts: A case of unethical behaviour? (2003). ArXiv:0310134.

[6] G. Taubes, Nobel Dreams (Random House, New York, 1987).

[7] A. A. Zuccala, Revisiting the Invisible College: A case study of the intellectual structure and social progress of singularity theory research in Mathematics, Tese de Doutorado, Universidade de Toronto (2004). Disponível em http://individual.utoronto.ca/azuccala_web/Thesis-frontpages.pdf, acesso em fev. 2025.

[8] I. L. Janis, Victims of groupthink: A psychological study of foreign-policy decisions and fiascoes (Houghton Mifflin, Boston, 1972).

Downloads

Publicado

03-04-2025

Como Citar

[1]
J. E. Horvath, “Algumas reflexões sobre a construção e legitimação do conhecimento científico”, Cad. Astro., vol. 6, nº 1, p. 113–119, abr. 2025.

Edição

Seção

Divulgação Científica, Ciência e Sociedade