Algumas reflexões sobre a construção e legitimação do conhecimento científico
DOI:
https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v6n1.47466Palavras-chave:
sociologia da ciência, conhecimento científico, prática científicaResumo
A prática da atividade científica é um assunto pouco abordado e que tem um grande impacto nos aspirantes a pesquisador. Geralmente são apresentados aos estudantes uma série de postulados e crenças que distam bastante da realidade, muito mais complexa e menos idealista daquilo que se diz. Discutimos estes aspectos em algum detalhe, introduzindo a ideia de uma estrutura piramidal para a comunidade científica, e apontamos várias dificuldades para uma passagem bem-sucedida por ela, desfazendo de passagem esse quadro de utopia idealizada.
Downloads
Referências
[1] K. Popper, A lógica da pesquisa científica (Cultrix/EDUSP, São Paulo, 1972).
[2] R. K. Merton, The Sociology of Science: Theoretical and Empirical Investigations (University of Chicago Press, Chicago, 1973).
[3] T. S. Kuhn, A estrutura das revoluções científicas (Perspectiva, São Paulo, 2020).
[4] A. Polyakov, A view from the island (1992). ArXiv:9211140v1.
[5] A. de Rújula, The new paradigm for GammaRay Bursts: A case of unethical behaviour? (2003). ArXiv:0310134.
[6] G. Taubes, Nobel Dreams (Random House, New York, 1987).
[7] A. A. Zuccala, Revisiting the Invisible College: A case study of the intellectual structure and social progress of singularity theory research in Mathematics, Tese de Doutorado, Universidade de Toronto (2004). Disponível em http://individual.utoronto.ca/azuccala_web/Thesis-frontpages.pdf, acesso em fev. 2025.
[8] I. L. Janis, Victims of groupthink: A psychological study of foreign-policy decisions and fiascoes (Houghton Mifflin, Boston, 1972).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jorge Ernesto Horvath

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.