Algumas reflexões sobre a construção e legitimação do conhecimento científico
DOI :
https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v6n1.47466Mots-clés :
sociologia da ciência, conhecimento científico, prática científicaRésumé
A prática da atividade científica é um assunto pouco abordado e que tem um grande impacto nos aspirantes a pesquisador. Geralmente são apresentados aos estudantes uma série de postulados e crenças que distam bastante da realidade, muito mais complexa e menos idealista daquilo que se diz. Discutimos estes aspectos em algum detalhe, introduzindo a ideia de uma estrutura piramidal para a comunidade científica, e apontamos várias dificuldades para uma passagem bem-sucedida por ela, desfazendo de passagem esse quadro de utopia idealizada.
Téléchargements
Références
[1] K. Popper, A lógica da pesquisa científica (Cultrix/EDUSP, São Paulo, 1972).
[2] R. K. Merton, The Sociology of Science: Theoretical and Empirical Investigations (University of Chicago Press, Chicago, 1973).
[3] T. S. Kuhn, A estrutura das revoluções científicas (Perspectiva, São Paulo, 2020).
[4] A. Polyakov, A view from the island (1992). ArXiv:9211140v1.
[5] A. de Rújula, The new paradigm for GammaRay Bursts: A case of unethical behaviour? (2003). ArXiv:0310134.
[6] G. Taubes, Nobel Dreams (Random House, New York, 1987).
[7] A. A. Zuccala, Revisiting the Invisible College: A case study of the intellectual structure and social progress of singularity theory research in Mathematics, Tese de Doutorado, Universidade de Toronto (2004). Disponível em http://individual.utoronto.ca/azuccala_web/Thesis-frontpages.pdf, acesso em fev. 2025.
[8] I. L. Janis, Victims of groupthink: A psychological study of foreign-policy decisions and fiascoes (Houghton Mifflin, Boston, 1972).
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Jorge Ernesto Horvath 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .