Ensinar e aprender ciência: projetos interdisciplinares
DOI:
https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v3n1.37309Palabras clave:
ensino de ciências, divulgação científica, interdisciplinaridade, astronomia, produção científicaResumen
O trabalho traz relato de atividade desenvolvida no formato interdisciplinar em uma escola da rede pública que foi ampliada para evento científico externo à escola. É necessário que os estudantes se apropriem dos assuntos produzidos na ciência. Nesta perspectiva, o objetivo é envolver os educandos em eventos científicos. A atividade, inicialmente, fruto da parceria com o grupo Show de Física da Universidade Federal do Espírito Santo, consistiu em conhecer o trabalho de pesquisadores em diversos campos da ciência. Após ouvirem podcasts, os alunos, em grupos, elaboraram relatório e vídeo. Foram envolvidos 330 alunos do ensino médio da escola estadual Professora Filomena, município de Piúma, Espirito Santo. Na ampliação da atividade, os alunos das turmas das primeiras séries do ensino médio foram convidados a participarem da IV Mostra de Astronomia do Espírito Santo, explorando a temática meteoro, buraco negro e ondas gravitacionais. As atividades propiciaram ao educando conhecer cada tema e aplicações. Concluímos que os discentes começaram a perceber como os pesquisadores trabalham e produzem o conhecimento científico, que não nasce pronto.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Lucas Antonio Xavier, Chirlei de Fátima Rodrigues, Karoline Vitoria Silva da Costa, Flávio Gimenes Alvarenga, Fernando José Luna de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.