O Telescópio Espacial James Webb - uma nova era na Astronomia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v3n2.38762

Palabras clave:

James Webb, astronomia infravermelha, galáxias, universo

Resumen

O Telescópio Espacial James Webb (JWST) é um telescópio espacial no infravermelho de 6,5 m lançado em 25 de dezembro de 2021. Desde seu lançamento e ainda com a divulgação das primeiras imagens de calibração, o JWST já nos impactava enormemente. Meses depois, em 12 de julho de 2022, o mundo recebia atônito as primeiras imagens coloridas dessa nova janela de observação do cosmos. Nesta e nas próximas décadas, o JWST produzirá impacto em todos os campos da astrofísica. Equipado com quatro instrumentos científicos exclusivos, fornecendo uma ampla variedade de recursos de imagem e capacidades espectroscópicas cobrindo a faixa de comprimento de onda de 0,6 a 28 mícrons, o JWST fornecerá sensibilidade sem precedentes para sondar o Universo primitivo, entender a origem e evolução de galáxias, aquelas que surgiram apenas algumas centenas de milhões de anos após o Big Bang. O JWST nos permitirá estudar a formação de estrelas, buracos negros, matéria escura, sistemas protoplanetários, exoplanetas e a origem da vida. Este artigo fornece uma breve visão geral da missão do JWST. Duas décadas depois de iniciar o desenvolvimento deste poderoso observatório espacial por meio de uma parceria internacional liderada pelos Estados Unidos, em colaboração com a Europa e o Canadá, a missão científica central do JWST inaugura uma nova era da astronomia. Além disso, o JWST é uma missão de referência que irá orientar o desenvolvimento de futuros observatórios espaciais internacionais emblemáticos, bem como telescópios terrestres gigantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

H. Atek et al., Revealing Galaxy Candidates out to z ~ 16 with JWST Observations of the Lensing Cluster SMACS0723 (2022). ArXiv: 2207.12338.

S. L. Finkelstein et al., A Long Time Ago in a Galaxy Far, Far Away: A Candidate z ~ 14 Galaxy in Early JWST CEERS Imaging (2022). ArXiv:2207.12474.

Publicado

26-08-2022

Cómo citar

[1]
J. G. Coelho, «O Telescópio Espacial James Webb - uma nova era na Astronomia», Cad. Astro., vol. 3, n.º 2, pp. 112–121, ago. 2022.

Número

Sección

Divulgação Científica, Ciência e Sociedade