Uma Jornada pela vida no cosmos

Relato de experiência de ensino de astrobiologia

Auteurs

  • Felipe Sérvulo Maciel Costa ECIT Melquíades Vilar

DOI :

https://doi.org/10.47456/Cad.Astro.v2n2.34052

Mots-clés :

ensino de astrobiologia, ensino de astronomia, astrobiologia, ensino de física, multidisciplinaridade

Résumé

Nos últimos anos, uma nova ciência vem se destacando entre as áreas de conhecimento científico: a astrobiologia, um campo multidisciplinar derivado da astronomia e que ainda é raramente abordado em livros didáticos ou até mesmo na sala de aula. O presente artigo descreve uma experiência pedagógica com alunos de uma disciplina eletiva, dentro da parte diversificada do currículo do ensino médio/técnico da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Melquíades Vilar, localizada no município de Taperoá, Paraíba, Brasil. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer parte do arcabouço teórico da astrobiologia, realizaram experimentos, oficinas, e participaram de aulas de campo. Ao final da aplicação do projeto da disciplina, foram alcançadas melhorias no índice de aprendizagem dos alunos nas disciplinas da área de ciências da natureza e matemática, especialmente aquelas associadas à astronomia. Especificamente, durante a aplicação do projeto, houve um crescimento nas médias das disciplinas de física, química, biologia e matemática (todas elas abordadas direta e indiretamente no projeto) o que refletiu, por sua vez, no interesse geral dos alunos nestas componentes curriculares. O projeto, portanto, forneceu resultados pedagógicos positivos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

05-08-2021

Comment citer

[1]
F. S. Maciel Costa, « Uma Jornada pela vida no cosmos: Relato de experiência de ensino de astrobiologia », Cad. Astro., vol. 2, nᵒ 2, p. 142, août 2021.