Você sabe como tudo começou? A BJPE em palavras...

03.08.2022

Caros colegas e comunidade,

Nossos sinceros votos é que estejam bem.

Estamos felizes, através desse editorial, relatar um pouco da história da nossa revista científica, a Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE ou Revista Brasileira de Engenharia de Produção).

A Caminhada

Essa jornada iniciou-se com o lançamento, no final do ano de 2015, mais precisamente em novembro do referido ano, da Edição Especial "I Workshop Engenharia de Produção". O evento teve como tema: “Transformando Ideias em Oportunidades” e foi voltado principalmente para estudantes de graduação em Engenharia de Produção, além de empresários, consultores, administradores, engenheiros e sociedade em geral. Claro que o workshop foi um imenso sucesso de participação, culminando com 73 submissões de trabalhos no formato de resumos expandidos, nas mais diferentes áreas da engenharia e municiando de otimismo os envolvidos no projeto para continuarem em frente.

É importante destacar que essa ação foi possível com esforços individuais herculanos de servidores, alunos e institucionalmente junto ao Sistema de Editoração e Publicações da UFES e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG/UFES. Sua criação, no âmbito do Laboratório de Engenharia Organizacional e Laboratório de Pesquisa Operacional, Logística e Transportes ambos do Departamento de Engenharias e Tecnologia - DET, curso de Engenharia de Produção, no Núcleo de Pesquisa em Gestão de Sistemas de Produção - NPGSP, teve como intuito, preliminarmente, possibilitar acesso científico e rápido para a comunidade acadêmica local, mas sua expansão foi natural e continuada, servindo todas as áreas da Engenharia e correlatas de forma transversal e interdisciplinar.

Consolidação da ideia

Com o primeiro passo dado, a referida publicação do primeiro número e obtenção do ISSN, era imprescindível traçar um caminho objetivando a continuidade da BJPE. Primeiro definiu-se lançar somente 2 números no ano, com artigos completos. Assim, em 2016 publicamos os números regulares 1 (Julho) e 3 (Dezembro), com 18 e 13 artigos respectivamente, e a Edição Especial "IV Workshop de Engenharia Química" em setembro, com 18 manuscritos. Assim, ao reduzir em palavras essa árdua jornada empreendida até aqui (2015 até 2022) e considerando que estamos apenas começando, alcançamos excelentes números:

Submissões Recebidas 644 (89/ano)

35 Números Publicados em 8 Volumes (1 por ano)

536 artigos Publicados

Taxa de Aceitação 73%

Primeira Decisão Editorial 10 dias (média)

Autores +502

Avaliadores +942

Seguimos sempre em Frente

Permanecendo fiel a suas características multidisciplinares, transparência e ética, a BJPE objetiva assim abranger temáticas de interesse no contexto acadêmico, político e empresarial, bem como da sociedade. Importante mencionar que diversos pesquisadores e instituições contribuíram significativamente para atingirmos esse sucesso e estamos certos de que esta contribuição será seguida por muitos outros. De fato, isso não seria possível sem o elevado apoio dos membros do Conselho Editorial, e com isso, gostaríamos de expressar sinceros agradecimentos a todos. Por fim, esperamos que nossa bela coleção de estudos seja um arcabouço valioso para estimular pesquisas futuras nas mais variadas áreas do conhecimento e de valia para a sociedade.

Ótima leitura a todos!

Submissões https://periodicos.ufes.br/bjpe/about/submissions

BJPE

ISSN: 2447-5580

Periodicidade: Trimestral

Sem Cobrança de qualquer taxa de Tramitação ou Publicação

Avaliação por pares em sistema blind review

Editores Chefe: Prof. Dr. Rodrigo Randow de Freitas Prof. Dr. Wellington Gonçalves

E-mail Institucional: revista.bjpe@ufes.br / revistabjpe@gmail.com

Indexadores: Sumários / Livre / Index Copernicus / ResearchBIB / EZ3 / Road / Base / WorldCat / Internet Archive / Redib / Oasisbr / Rootindexing / Scilit / Diadorim / Latindex / Dialnet / Dimensions

Licença: Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual CC BY-NC-SA