INDUSTRY 4.0: CONCEPTS, CHALLENGES AND EXPECTATIONS
INDÚSTRIA 4.0: CONCEITOS, DESAFIOS E EXPECTATIVAS
Resumo
A manufatura inteligente, através do conceito Indústria 4.0, está se tornando a realidade de muitos segmentos da indústria hoje, e a tendência para o futuro é fortalecer esse conceito, tornando-se o modus operandi cotidiano usual dos ambientes industriais. Portanto, cabe aos profissionais e organizações da indústria investir em treinamento e qualificação avançados alinhados com os requisitos e desafios da Indústria 4.0. Alinhado neste contexto, o objetivo deste artigo de revisão é apresentar às comunidades acadêmicas e industriais informações compiladas com base na literatura sobre os conceitos, requisitos e desafios elementares que esse novo e emergente estágio industrial apresenta e impõe ao mundo moderno de agora em diante. A partir das informações apresentadas neste artigo, pode-se concluir que a manufatura inteligente, a base de operação da Indústria 4.0, apresenta entre outros benefícios a capacidade de enfrentar eventos indesejáveis, uma vez que os sistemas podem contar com planos de operação alternativos para emergências imprevistas e a manufatura propõe sistemas inteligentes de classificação que visam minimizar os custos de produção, como desperdício de insumos. Finalmente, a Indústria 4.0 deve ser entendida como um sistema de gerenciamento de processos industriais que integra uma infinidade de conceitos, ideias e tecnologias, a fim de otimizar a eficiência das produções industriais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.


2.png)

























































