INDUSTRY 4.0: CONCEPTS, CHALLENGES AND EXPECTATIONS

INDÚSTRIA 4.0: CONCEITOS, DESAFIOS E EXPECTATIVAS

Autores

  • Laédna Souto Neiva Universidade Federal do Cariri
  • Laura Nunes de Menezes Universidade Federal do Cariri
  • Marcela Cristine de Alencar Lira Universidade Federal do Cariri
  • Maria Isabel Brasileiro Universidade Federal do Cariri

Resumo

A manufatura inteligente, através do conceito Indústria 4.0, está se tornando a realidade de muitos segmentos da indústria hoje, e a tendência para o futuro é fortalecer esse conceito, tornando-se o modus operandi cotidiano usual dos ambientes industriais. Portanto, cabe aos profissionais e organizações da indústria investir em treinamento e qualificação avançados alinhados com os requisitos e desafios da Indústria 4.0. Alinhado neste contexto, o objetivo deste artigo de revisão é apresentar às comunidades acadêmicas e industriais informações compiladas com base na literatura sobre os conceitos, requisitos e desafios elementares que esse novo e emergente estágio industrial apresenta e impõe ao mundo moderno de agora em diante. A partir das informações apresentadas neste artigo, pode-se concluir que a manufatura inteligente, a base de operação da Indústria 4.0, apresenta entre outros benefícios a capacidade de enfrentar eventos indesejáveis, uma vez que os sistemas podem contar com planos de operação alternativos para emergências imprevistas e a manufatura propõe sistemas inteligentes de classificação que visam minimizar os custos de produção, como desperdício de insumos. Finalmente, a Indústria 4.0 deve ser entendida como um sistema de gerenciamento de processos industriais que integra uma infinidade de conceitos, ideias e tecnologias, a fim de otimizar a eficiência das produções industriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laédna Souto Neiva, Universidade Federal do Cariri

Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais, professora adjunta de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Cariri, Campus de Juazeiro do Norte, Juazeiro do Norte, Ceará.

Laura Nunes de Menezes, Universidade Federal do Cariri

Estudante de Graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Cariri, Campus de Juazeiro do Norte; Juazeiro do Norte, Ceará.

Marcela Cristine de Alencar Lira, Universidade Federal do Cariri

Estudante de Graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Cariri, Campus de Juazeiro do Norte; Juazeiro do Norte, Ceará.

Maria Isabel Brasileiro, Universidade Federal do Cariri

Doutora em Engenharia de Materiais, professora adjunta de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Cariri, Campus de Juazeiro do Norte, Juazeiro do Norte, Ceará.

Publicado

03.04.2020

Como Citar

Neiva, L. S., de Menezes, L. N., de Alencar Lira, M. C., & Brasileiro, M. I. (2020). INDUSTRY 4.0: CONCEPTS, CHALLENGES AND EXPECTATIONS: INDÚSTRIA 4.0: CONCEITOS, DESAFIOS E EXPECTATIVAS . Brazilian Journal of Production Engineering, 6(1), 01–10. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28247

Edição

Seção

INFORMAÇÃO & CONHECIMENTO