MELHORIA NO LAYOUT E ENDEREÇAMENTO DO ESTOQUE DE CHAPAS DE AÇO EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR AUTOMOTIVO

LAYOUT IMPROVEMENT AND STEEL PLATE STOCK ADDRESSING IN AN AUTOMOTIVE INDUSTRY

Autores

  • Erik Leonel Luciano Fatec Cruzeiro Prof. Waldomiro May
  • Marcelo Tsuguio Okano Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/Coordenador Institucional de bolsas PIBIT
  • Jennifer Marcela dos Santos Almeida Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC - Unidade de Cruzeiro,SP
  • Rosinei Batista Ribeiro Centro Paula Souza / Docente
  • Wagner Augusto Lemos de Santana Iochpe Maxion / Coordenador de Logística

Resumo

Este artigo teve como objetivo geral demonstrar como o endereçamento adequado de estoque auxilia as empresas na redução de custos, de desperdícios e de movimentações desnecessárias de seus materiais. Como objetivo específico focou-se na criação de etiquetas inteligentes definindo-as por cores com níveis de prioridade, buscando fazer aderência ao controle FIFO do mês pelo setor de logística da empresa, além de sugerir a alteração no layout do estoque. O trabalho teve como principal motivação a relevância do tema com seu conteúdo prático. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com os principais pensamentos teóricos e estudo de campo, analisando a forma atual de armazenagem e endereçamento das chapas de aços avançados e do layout do estoque da empresa. Como resultado final foram criadas as etiquetas inteligentes com separação por nível de importância, dando-se prioridade no endereçamento das chapas de maior giro. Foi sugerido também a implantação tanto no estoque aberto quanto no estoque fechado da utilização de cantilevers deixando o layout mais enxuto e dinâmico para empresa, maximizando o espaço do estoque, reduzindo o desperdício de tempo na localização do item, eliminado as movimentações desnecessárias pelo operador e a perdas de materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Tsuguio Okano, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza/Coordenador Institucional de bolsas PIBIT

Bacharel em matemática, especializações em Magistério do Ensino Superior (UNIP), Sistemas de Computação (PUC-Campinas) , Engenharia de Software (Poli-USP) e Gerenciamento de Projetos, Mestrado em Administração (USCS), Doutorado em Engenharia de Produção (UNIP), Pós-doutorado em Engenharia de Produção (SCM e TI) na FEG-UNESP e Pós-doutorado em Engenharia de Produção (Empreendedorismo e Inovação) na UNIP. Atualmente, curso o Doutorado em Administração na FGV-EAESP na linha de AATI (Análise, Administração e Tecnologia da Informação). Profissional da área de TI com mais de 25 anos de experiência, Trabalhei 10 anos na IBM Brasil (IBM e IVIX) e 5 anos na Credicard ocupando cargos técnicos e executivos. A partir de 2003, montei a VOP Informática para atuar na área de Consultoria de TI e Administração em empresas. Professor de Ensino Superior III-F da FATEC Barueri, professor convidado da pós-graduação da Uninove, Professor permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos do CPS, Coordenador Institucional das Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq - PIBITI e PIBIC-EM do Centro Paula Souza e líder do Grupo de Pesquisa - DGP - CNPq "Gestáo e Desenvolvimento de Inovação Tecnolõgica" Desde 2017, mantenho pesquisas sobre modelo de negócio nas empresas Brasileiras e Polonesas através do acordo de cooperação academica com a Czestochowa University of Techonology (Czestochowa, Polonia) o qual já resultou em duas co-orientações de mestrado com a Profa. PhD. Iwona Otola, tres livros publicados e artigos em Congressos e Periodicos.

Rosinei Batista Ribeiro, Centro Paula Souza / Docente

Pós Doutorando no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na área de corrosão em aços aeronáuticos no Instituto de Estudos Avançados - IEAv, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - 2018-2020. Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Guaratinguetá - FEG-UNESP (2011-2014). Bolsista de Produtividade em Pesquisa-PQ -2015/2018. Doutorado em Engenharia Mecânica pela UNESP- FEG (2004). Coordenador Institucional das Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq - PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM - UNIFATEA. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação - PPG-DTI e líder do Grupo de Pesquisa - DGP - CNPq "Projeto de Produto e Tecnologias Sociais". Professor Associado na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - FATEC - Campus de Cruzeiro/SP e Presidente da Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE. Docente Permanente no Programa de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais e no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento, Tecnologias, Sociedade - Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Possui experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Desenho Industrial, Engenharia de Materiais e Produção, com ênfase em Design e Materiais, Projeto de Produto, Tecnologias Sociais, Planejamento de Experimentos (DOE), Processos de Fabricação, Corrosão, Materialografia e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM).

Publicado

04.04.2020

Como Citar

Leonel Luciano, E., Tsuguio Okano, M., Marcela dos Santos Almeida, J. ., Batista Ribeiro, R., & Augusto Lemos de Santana, W. (2020). MELHORIA NO LAYOUT E ENDEREÇAMENTO DO ESTOQUE DE CHAPAS DE AÇO EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR AUTOMOTIVO : LAYOUT IMPROVEMENT AND STEEL PLATE STOCK ADDRESSING IN AN AUTOMOTIVE INDUSTRY. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(1), 77–98. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/28433

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO