FMEA, CFD e FEA PARA OTIMIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS COM PROTOTIPAGEM 3D EM PEÇA MECÂNICA AUTOMOTIVA AFTERMARKET - Parte A: FMEA

FMEA, CFD and FEA TO OPTIMIZE THE DEVELOPMENT OF PRODUCTS WITH 3D PROTOTYPING IN AUTOMOTIVE MECHANICAL PART AFTERMARKET - Part A: FMEA

Autores

  • André Luís de Oliveira Cavaignac Universidade Ceuma - Unversidade Federal do Maranhão
  • Luan Henrique Varão Silva Universidade da Beira Interior
  • Rúben Sousa Júnior Universidade Federal do Tocantins
  • Edilson Morais Lima e Silva Universidade CEUMA - Universidade Federal do Pará
  • Ricardo Jorge Cruz Lima Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Prototipagem 3d, FMEA, FEA, CFD

Resumo

A área de manufatura aditiva surge como ferramenta poderosa para o uso em projetos de desenvolvimento de produtos – PDP, e em processos fabris de pequena escala e alta especificidade. Contudo, fatores como longo tempo de impressão, necessidade de retrabalho em lay-out de protótipos e a necessidade de novas impressões mostram que o processo de PDP com prototipagem 3d ainda tem pontos a serem melhorados. Neste trabalho foi proposto o uso do failure modes and effects analysis (FMEA) integrado com o occupational safety FMEA (OS-FMEA), em conjunto com aplicação de computational fluid dynamics (CFD) e finite elements analysis (FEA), para otimizar o processo de desenvolvimento de uma peça mecânica automotiva para o mercado aftermarket, fabricada através de impressão 3d.  Para tal, o presente trabalho usou como peça-teste uma flange adaptadora para substituição de carburadores em automóveis de coleção. A partir da aplicação de ferramentas inicias de PDP foi concebido um conceito inicial do produto e a elaboração do primeiro modelo em ambiente CAD (computer-aided design). Este modelo inicial serviu para a aplicação do FMEA/OS-FMEA para a identificação e correção de possíveis falhas no modelo. Após as melhorias aplicadas e a redução de todos os risk priority numbers (RPN) obtidos, foi realizada a impressão em manufatura aditiva do modelo definido. A partir do uso da metodologia FMEA+CFD­­+FEA foi possível obter uma peça viável em apenas uma impressão, mostrando a eficiência do método em otimizar a prototipagem.

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Biografia do Autor

André Luís de Oliveira Cavaignac, Universidade Ceuma - Unversidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Maranhão (2011), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Pitágoras (2013), Mestrado em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Maranhão (2015), Doutorando em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Maranhão (2019 - ). Tem experiência em espectroscopia Raman, difração de Raios-X e caracterização térmica (TG, DSC e DTA), com publicações em congressos e periódicos internacionais. Também possui experiência na indústria de transformação química como gerente industrial e responsável técnico, com ênfase em Operações Unitárias e Fenômenos de Transporte, e Engenharia de segurança do trabalho. Atualmente atua como professor dos cursos de engenharia da Universidade Ceuma - Campus Imperatriz.

Luan Henrique Varão Silva, Universidade da Beira Interior

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Luterano de Santarém / Universidade Luterana do Brasil (2013). Professor EBTT do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Imperatriz. Doutorando em Engenharia Engenharia Civil com ênfase em Estruturas na Universidade da Beira Interior - Covilhã (PT).

Rúben Sousa Júnior, Universidade Federal do Tocantins

Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (2013). Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Arthur Thomas - CESA - Complexo de Ensino Superior de Segurança do Trabalho (2016), Seminário 1º Semana Estadual das Águas pela Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Companhia de Saneamento do Tocantins e Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT (2010), Períto Judicial com foco em Perícia Trabalhista e Perícia Ambiental pela AMMED (2008), Conferencista da Ação Alusiva ao dia da árvore, realizada pela INFRAERO (2013), Participação no 2º Congresso Científico e 3º Seminário de Iniciação Científica da UFT (2007), Certificado pelo Governo do Estado do Tocantins (2008) pelo 6º Fórum do Lago, Perito pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, atuando em perícias e mensuração de crimes ambientais. Trabalha em Projetos de Educação Ambiental, com comunidades ribeirinhas que fazem uso da piscicultura como fonte de renda. Atualmente faz parte do grupo de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Química Ambiental, Biotecnologia, Ciências Naturais e Agronômicas - NUPQBCNA, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.

Ricardo Jorge Cruz Lima, Universidade Federal do Maranhão

Possui formação em Fisica, com doutorado em Física da Matéria Condensada, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atuando no estudo de aminoácidos através das técnicas de espectroscopia no Infravermelho, espectroscopia Raman, termodilatometria e difração de raios-x, também desenvolveu trabalhos de caráter interdisciplinar com produtos naturais e fósseis do período cretáceo.

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Publicado

10.08.2020

Como Citar

Cavaignac, A. L. de O., Silva, L. H. V. ., Sousa Júnior, R. ., Silva, E. M. L. e, & Lima, R. J. C. (2020). FMEA, CFD e FEA PARA OTIMIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS COM PROTOTIPAGEM 3D EM PEÇA MECÂNICA AUTOMOTIVA AFTERMARKET - Parte A: FMEA: FMEA, CFD and FEA TO OPTIMIZE THE DEVELOPMENT OF PRODUCTS WITH 3D PROTOTYPING IN AUTOMOTIVE MECHANICAL PART AFTERMARKET - Part A: FMEA. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(5), 74–97. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30396

Edição

Seção

ENGENHARIA DO PRODUTO

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